LUISINHO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LUISINHO
Nome Completo: LUISINHO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
Links

LUISINHO

*dep. fed. RJ 1999-2003.

 

Luís Eduardo Almeida de Oliveira, conhecido como Luisinho, nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 14 de fevereiro de 1964, filho de Lourival de Oliveira e de Maria da Conceição Almeida de Oliveira.

Cabo da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, foi ainda gerente de uma loja de autopeças no município de Belford Roxo (RJ) e de uma locadora de vídeos.

Em 1992 filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e foi eleito vereador em Belford Roxo. Na Câmara de Vereadores foi líder do partido em 1993 e 1994. Ainda em 1993 iniciou o curso de direito na Universidade de Iguaçu (UNIG), que não chegaria a concluir. Participou também do curso para Elaboração da Lei Orgânica, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Análises Municipais (IBAM). Em 1994 ingressou no Partido Progressista Brasileiro (PPB), mas pouco depois voltou ao PSDB. Foi reeleito em 1996, e em 1997 fez os cursos de Processo e Técnica Legislativa e de Elaboração de Orçamento Municipal.

Nas eleições de outubro de 1998, foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro na legenda do PSDB. Assumiu o mandato em fevereiro de 1999 e tornou-se um dos vice-líderes do partido na Câmara dos Deputados. Ainda em 1999 ingressou no Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas no ano seguinte, filiou-se ao Partido Social Trabalhista (PST), após ter a sua candidatura à prefeitura de Belford Roxo vetada pelo então presidente do PDT, Leonel Brizola. No mesmo ano, votou a favor da Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2001 voltou para o PPB e, no ano seguinte, posicionou-se favoravelmente à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ao longo da legislatura, foi titular da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, da Comissão de Viação e Transportes e da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior. Foi ainda primeiro vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Desperdício de Alimentos e sub-relator da CPI sobre o Tráfico de Animais e Plantas.

Em outubro de 2002 concorreu à reeleição e obteve uma suplência. Deixou a Câmara em janeiro de 2003, ao final do mandato, e em 2004 candidatou-se sem sucesso à prefeitura de Belford Roxo na legenda do Partido Progressista (PP). Em agosto de 2006, o Ministério Público Federal do Mato Grosso apresentou denúncia contra Luisinho à Justiça Federal por suspeita de envolvimento na compra de ambulâncias superfaturadas quando no exercício do mandato de deputado federal, esquema que ficou conhecido como “máfia das sanguessugas”. Em abril de 2009, foi eleito membro do diretório nacional do PP.

 

Rafael Maul de Carvalho Costa

 

FONTES: Folha de S. Paulo (12/5/01 e 12/6/06); Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara.gov.br>; Portal do PP. Disponível em : <http:// www.pp.org.br>; Portal Notícias do Ministério Público Federal. Disponível em : <http://noticias.pgr.mpf.gov.br>.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados