MOACIR BARBOSA SOARES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BARBOSA, Moacir
Nome Completo: MOACIR BARBOSA SOARES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BARBOSA, MOACIR

BARBOSA, Moacir

*dep. fed. prof. 1935-1937.

Moacir Barbosa Soares nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 24 de janeiro de 1903, filho de Oscar Câncio Pereira Soares e de Lídia Barbosa Soares.

Estudou no Colégio Dom Pedro II e no Ginásio do Espírito Santo, em Vitória.

Viajante comercial na Zona da Mata de Minas Gerais até 1925, foi comerciante no Rio de 1926 a 1930. Em 1928, fundou em Vitória a firma Moacir Barbosa e Cia. Ltda. dedicada à indústria e ao comércio.

Eleito representante dos empregadores do comércio, foi deputado federal classista, ocupando uma cadeira na Câmara de maio de 1935 a 10 de novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu os órgãos legislativos do país.

Bacharelou-se pela Faculdade Nacional de Direito, da então Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) ainda em 1937, e em 1938 passou a integrar, no posto de diretor-secretário, a diretoria da Companhia Nacional de Engenharia e Arquitetura.

Proprietário rural em Itaperuna (RJ), diversificou seus negócios e tornou-se membro do conselho fiscal da Fábrica Colombo S.A., da Companhia Imobiliária Tamoio, da Companhia Fluminense de Refrigerantes S.A., da Açucareira Porto Real S.A. e Cia. Agrícola e Industrial Colombo.

Moacir Barbosa foi também da Junta Comercial de Vitória, diretor da Associação Comercial do estado e diretor-geral do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo até 1949, tornando-se a partir de então diretor dessas entidades apenas para o Espírito Santo. Foi ainda um dos fundadores e o primeiro secretário do Rotary Clube de Vitória.

Casou-se com Maria de Lurdes Simões Soares, com quem teve cinco filhos.

FONTES: Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; Diário do Congresso Nacional; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados