MOREIRA, CARLOS ROBERTO DE AGUIAR

MOREIRA, CARLOS ROBERTO DE AGUIAR

MOREIRA, Carlos Roberto de Aguiar

*dep. fed. RJ 1951-1955.

Carlos Roberto de Aguiar Moreira nasceu em Petrópolis (RJ) no dia 20 de novembro de 1920, filho de Carlos Aguiar Moreira e de Zélia Coelho da Rocha de Aguiar Moreira. Seu avô, Marciano Aguiar Moreira, foi diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Fez seus estudos primários no Colégio Andrews e os secundários no Ginásio São Bento, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. No censo de 1937 foi agente recenseador. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade do Brasil e aí destacou-se como presidente do diretório acadêmico. Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais em 1942. Colaborou no jornal A Época, de sua faculdade, e em outros órgãos da imprensa carioca.

Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu no Exército como soldado de 1942 a 1944 no serviço de intérpretes junto aos jornalistas norte-americanos e no gabinete do general Eurico Gaspar Dutra, então ministro da Guerra.

Advogado militante no foro do antigo Distrito Federal, organizou de 1944 a 1945 um escritório de advocacia. Em 1946 foi nomeado secretário particular de Eurico Gaspar Dutra, já então presidente da República. Ainda nesse ano foi secretário da delegação brasileira à Conferência Internacional de Paz, realizada em Paris, e em 1949 presidiu a delegação brasileira à Conferência Internacional de Petrópolis.

Em 1950 deixou o cargo de secretário da Presidência da República para candidatar-se no pleito de outubro a deputado federal pelo antigo estado do Rio de Janeiro na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Eleito, cumpriu mandato de fevereiro de 1951 a janeiro de 1955, quando se afastou definitivamente da Câmara.

Foi também titular do Registro Civil do antigo Distrito Federal e membro do Instituto Histórico de Sergipe.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 30 de janeiro de 1985.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; CONSULT. MAGALHÃES, B.; COUTINHO, A. Brasil; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; Jornal do Brasil (31/1/85); SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (2).