MUNIZ, ORESTES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MUNIZ, Orestes
Nome Completo: MUNIZ, ORESTES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MUNIZ, ORESTES

MUNIZ, Orestes

*dep. fed. RO 1983-1987.

Orestes Muniz Filho nasceu em Conselheiro Pena (MG) no dia 10 de fevereiro de 1952, filho de Orestes Muniz e de Jovita Alves Muniz. Seu irmão, Sadraque Muniz, foi deputado estadual em Rondônia (1983-1991).

Orestes Muniz bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Católica do Paraná em 1979. No ano seguinte, transferiu-se para Rondônia, onde começou a trabalhar como advogado.

No pleito de novembro de 1982, elegeu-se deputado federal por este estado, na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte, participou dos trabalhos legislativos como membro titular da Comissão do Interior.

Em 25 de abril de 1984, votou a favor da emenda Dante de Oliveira, que propunha o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República em novembro daquele ano, mas que não obteve o número de votos indispensáveis à sua aprovação — faltaram 22 para que o projeto pudesse ser encaminhado à apreciação pelo Senado Federal. No Colégio Eleitoral, reunido em 15 de janeiro de 1985, Orestes Muniz votou no candidato oposicionista Tancredo Neves, eleito novo presidente da República pela Aliança Democrática, uma união do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com a dissidência do PDS abrigada na Frente Liberal. Contudo, Tancredo Neves, por motivos de saúde, não chegou a ser empossado na presidência, vindo a falecer em 21 de abril de 1985. Seu substituto no cargo foi o vice José Sarney, que já vinha exercendo interinamente o mandato desde 15 de março deste ano.

No pleito de novembro de 1986, Orestes Muniz candidatou-se a vice-governador de Rondônia, na legenda do PMDB, na chapa encabeçada por Jerônimo Santana, afinal eleito. Deixando a Câmara em dezembro desse ano, assumiu a vice-governadoria do estado em março de 1987.

Após desincompatibilizar-se do cargo de vice-governador, no pleito de outubro de 1990 candidatou-se ao governo de Rondônia, na legenda do Partido da Mobilização Nacional (PMN), não obtendo êxito.

Em 1998, durante a gestão do governador do estado de Roraima, Neudo Campos (1995-2002), foi nomeado secretário de estado da Educação e, em 1999, secretário de estado do Planejamento.

Abandonando a carreira política, retornou às suas atividades na área de advocacia, e foi presidente da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, de 2004 a 2006.

Foi professor na área de Direito Público na Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FARO), e de Direito Tributário e de Direito Financeiro, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Fez mestrado em Direito Constitucional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialização em Direito Público, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e em Direito Tributário, na Universidade Cândido Mendes (UCAM), no Rio de Janeiro.

Casou-se com Nadir Medeiros Muniz, com quem teve dois filhos.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1995-1999); Globo (26/4/84 e 16/1/85); INF. BIOG.; NICOLAU, J. Dados; Orestes Muniz, Odair Martini & Advogados. Perfil dos advogados. Disponível em: <http://www.oresteseodair.adv.br/>. Acesso em : 23 nov. 2009.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados