NORMATON, HARY

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: NORMATON, Hary
Nome Completo: NORMATON, HARY

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
NORMATON, HARY

NORMATON, Hary

*dep. fed. SP 1959-1969.

 

Hary Normanton nasceu em Jundiaí (SP) no dia 19 de agosto de 1922, filho de João Normanton Júnior e de Benedita Normanton.

Ferroviário, foi vereador em seu município natal por duas vezes, exercendo mandato de 1952 a 1958. Com o apoio de sua categoria, candidatou-se a deputado federal por São Paulo no pleito de outubro deste último ano, sendo eleito pela Aliança Popular Nacionalista — coligação formada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Trabalhista Nacional (PTN). Ao final dessa legislatura, iniciada em fevereiro de 1959, aliou-se a Ademar de Barros no combate à influência comunista nos sindicatos.

Reeleito em outubro de 1962 pela Coligação Janista, formada pelo PTN e o Movimento Trabalhista Renovador (MTR), transferiu-se posteriormente para o Partido Social Progressista (PSP), agremiação ademarista. Nesta legislatura, participou da Comissão do Salário Mínimo em São Paulo.

Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que dava sustentação política ao regime militar instaurado no país em abril de 1964. Dois anos depois, em novembro de 1966, foi mais uma vez reeleito para o Legislativo federal, permanecendo na Câmara até janeiro de 1969, quando teve seu mandato cassado por força do Ato Institucional nº 5, editado em dezembro do ano anterior.

Deixando a política, retornou às oficinas da Ferrovias Paulistas S.A. para completar o tempo exigido para sua aposentadoria. Depois disso, recolheu-se em sua chácara, onde se dedicou à criação de aves e ao plantio de flores e hortaliças.

Faleceu em Jundiaí no dia 6 de janeiro de 1978, vitimado por um enfarte.

Era casado com Ilda Pedroso Normanton, com quem teve dez filhos.

Publicou Salário-família, adicional por tempo de serviço, prêmio-assiduidade e licença-prêmio aos ferroviários da Cia. Paulista de Estrada de Ferro.

 

FONTES: ARQ. DEP. PESQ. JORNAL DO BRASIL; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputa-dos brasileiros. Repertório (1967-1971); INF. Alexandra Normanton; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (4, 6 e 8).

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados