ODILON LIMA DE SOUSA LEAO FILHO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LEÃO, Sousa
Nome Completo: ODILON LIMA DE SOUSA LEAO FILHO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LEÃO, SOUSA

LEÃO, Sousa

*dep. fed. AL 1959-1963.

 

Odilon Lima de Sousa Leão Filho nasceu em Recife no dia 13 de novembro de 1922, filho de Odilon Lima de Sousa Leão e de Inês Coelho e Almeida de Sousa Leão. A família Sousa Leão, tradicional na vida pública pernambucana e nacional, deu importantes políticos ao país desde o século XIX, inclusive vários titulares do Império.

Formou-se engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia em 1948, e em seguida lecionou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), também na Bahia, e na Escola de Engenharia de Alagoas, onde tornou-se membro do Clube de Engenharia. Foi ainda diretor-geral da Comissão de Estradas de Rodagem de Alagoas e industrial em Pernambuco, onde dirigiu uma fábrica de cerâmica.

Elegeu-se deputado federal por Alagoas no pleito de outubro de 1958 na legenda da Coligação Nacionalista Democrática, composta pelo Partido Democrata Cristão (PDC), o Partido Social Progressista (PSP), o Partido Social Trabalhista (PST) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Cumpriu o mandato a partir de fevereiro de 1959, tornando-se vice-líder do PSP na Câmara a partir de abril de 1961 e acumulando essa função com a de vice-líder da maioria a partir de junho do mesmo ano. Participou ainda da Comissão de Transportes, da Comissão de Obras Públicas e da Comissão do Polígono das Secas da Câmara dos Deputados. Candidato à reeleição em outubro de 1962, obteve apenas uma suplência na legenda da Coligação Democrática de Alagoas, constituída pelo PSP e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e deixou a Câmara em janeiro de 1963.

De volta para Recife, trabalhou na indústria de cerâmica Apipucos, residindo nessa cidade até 1969. No ano seguinte, mudou-se para Maceió, onde desde 1968 se dedicava às atividades da construção civil, mantendo-se ainda ligado à indústria de cerâmica. Permaneceu nessas atividades até se aposentar, pouco antes de morrer.

Faleceu em Maceió no dia 11 de junho de 1997.

Era casado com Heda Rocha de Sousa Leão, com quem teve três filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação dos deputados; CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; COUTINHO, A. Brasil; INF. FAM. João Sousa Leão; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1959-1963 e 1967-1971).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados