PAIXÃO, Ivan

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PAIXÃO, Ivan
Nome Completo: PAIXÃO, Ivan

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
José Ivan de Carvalho Paixão

PAIXÃO, Ivan

*dep. fed. SE 1999-2003, 2004-2007.

 

José Ivan de Carvalho Paixão nasceu em Campo de Brito (SE) no dia 20 de abril de 1952, filho de Francisco Vieira da Paixão e Josefina Carvalho Paixão.

Formando em medicina na Universidade Federal de Sergipe em 1977. Durante a graduação, militou no movimento estudantil tendo sido, respectivamente, vice-presidente e presidente da Federação dos Estudantes de Sergipe em 1974 e em 1976.

Ainda em 1977, iniciou estágio em cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, onde foi médico residente em cirurgia geral até 1979. No ano seguinte fez especialização em medicina esportiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Entre os anos 1980 e 1984, especializou-se em cirurgia geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro, fez aperfeiçoamento em cirurgia abdominal na UFS e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), fez estágio em Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho no SESI de São Paulo e especialização em cirurgia geral e medicina desportiva no Conselho Federal de Medicina, em Brasília (DF).

De volta a Sergipe, após concluir o curso de metodologia de treinamento desportivo na UFS e IVFS, em Aracaju, tornou-se médico desportista da Subsecretaria de Esporte e Lazer do Estado de Sergipe e cirurgião plantonista do Pronto-Socorro do Hospital de Cirurgia de Aracaju, tendo exercido também o cargo de diretor do DSHY-SESI. Ainda em 1984 assumiu a presidência da Federação Sergipana de Voleibol, função que exerceria até 1987. Cirurgião-geral da Fundação Hospitalar de Sergipe, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões desde 1986 e médico do trabalho da empresa Técnica Nacional de Engenharia - TENENGE, em Aracaju, em 1990.

Em 1990 concluiu ainda a pós-graduação em cirurgia gastroenterológica no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro.

Entre os anos de 1992 e 1994, integrou a Comissão Responsável pela Análise Técnica e Econômica do Projeto da Nova Tabela de Honorários Médicos da Associação Médica Brasileira (AMB) e foi médico perito da Caixa Econômica Federal (CEF) de Aracaju e foi nomeado superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA).

Iniciou sua trajetória política em 1995 quando se filiou ao Partido Popular Socialista (PPS), integrando a Executiva Regional e o diretório municipal da agremiação. Ainda em 1995, foi nomeado secretário de Saúde do Estado de Sergipe.

Desincompatibilizou-se em abril de 1998 e em outubro foi eleito deputado federal pelo estado de Sergipe na legenda do PPS. Assumiu o mandato em fevereiro de 1999 e assumiu a vice-liderança do partido na Câmara dos Deputados. Em setembro, licenciou-se do mandato de deputado federal e foi nomeado secretário de Educação e do Desporto e Lazer de Sergipe, em que permaneceu até novembro de 2000. Voltou ao exercício do mandato e assumiu a vice-liderança do bloco Partido Democrático Trabalhista (PDT)/PPS.

Em outubro de 2002 concorreu à reeleição na legenda do PPS e alcançou uma suplência. Exerceu o mandato entre julho de 2004 e fevereiro de 2006. Nessa legislatura foi terceiro vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família e participou das comissões de Desenvolvimento Urbano e de Educação e Cultura. Em outubro de 2006, candidatou-se novamente a uma cadeira na Câmara dos Deputados por Sergipe na legenda do PPS, mas não obteve sucesso.

Sob a acusação de ter recebido propina para fraudar licitações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante o seu mandato na Câmara, esteve entre os detidos da Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal em Maio de 2007. Após uma semana, foi liberado. Disponibilizou seu sigilo bancário, negou estar sob mandato no período denunciado, e se dispôs a aguardar o julgamento do caso.

Não mais concorreu a cargos eletivos e retomou sua a atividade médica.

Foi ainda presidente do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe, vice-presidente do conselho do Hemocentro do Estado de Sergipe, membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência do Estado de Sergipe, do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde, em Brasília, do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) e vice-presidente do Instituto Parreiras Horta, do Laboratório de Saúde Pública em Aracaju.

 

FONTE: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em <http://www.camara.gov.br>. Acesso em 03/07/2013. Portal do Jornal Agencia Brasil de Notícias. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br>. Acesso em 03/07/2013; Portal do Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em 04/07/2013.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados