PARMIGIANI, ANGELO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARMIGIANI, Ângelo
Nome Completo: PARMIGIANI, ANGELO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PARMIGIANI, ÂNGELO

PARMIGIANI, Ângelo

* pres. CNTC 1957-1961 e 1963.

Ângelo Parmigiani foi eleito em 1957 presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), associação sindical de âmbito nacional criada em novembro de 1946. Substituído interinamente, em maio de 1958, por Miguel Mendonça, reassumiu o cargo em agosto do mesmo ano e reelegeu-se em 1959.

Identificado com o bloco que se denominava democrático, em oposição às confederações de tendência comunista, por ocasião do III Congresso Sindical Nacional dos Trabalhadores, realizado no Rio de Janeiro em agosto de 1960, Parmigiani abandonou a sessão, juntamente com dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), em protesto contra a proposta dos comunistas de formação de uma central sindical e de filiação das associações sindicais brasileiras à Federação Sindical Mundial. O grupo de Parmigiani comunicou ao presidente da República o encerramento do congresso diante das “manobras do Partido Comunista”.

Reeleito em 1961, Parmigiani foi substituído de novo interinamente por Miguel Mendonça em outubro desse ano e, posteriormente, por Antônio Pereira Magaldi. Reassumiu a presidência da CNTC em fins de 1963, propondo-se a lutar pelo congelamento dos preços e por níveis de salário mínimo compatíveis com o acentuado aumento do custo de vida. No início de 1964, devido à manifestação de algumas federações filiadas à CNTC em favor de líderes pró-comunistas, criou-se uma situação de impasse nas eleições internas da entidade. Em vista disso, ainda em fevereiro de 1964 o Ministério do Trabalho interveio na CNTC e empossou nova diretoria sob a presidência de Antônio Alves de Almeida.

FONTE: Jornal dos Trab. Comércio do Brasil (12/75).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados