PATAH, Ricardo

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PATAH, Ricardo
Nome Completo: PATAH, Ricardo

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

PATAH, Ricardo

*pres. UGT 2007-

 

Ricardo Patah nasceu em São Paulo no ano de 1953.

Graduou-se em direito na Universidade São Judas Tadeu e em administração de empresas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Fundou a Força Sindical em 1991, sendo tesoureiro-geral de 1993 até seu desligamento, em 1997, atuando também à frente do ForçaPrev – fundo de previdência complementar da entidade. Foi presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo.

Delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1999, representou os trabalhadores no Conselho Curador do FGTS em 2001, e foi membro do Conselho da Previdência Social em 2005. Em 2007 foi eleito presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Como dirigente sindical, defende um novo rumo para o sindicalismo brasileiro, incorporando as ideias de cidadania, ética e inovação, agregando ao movimento sindical os excluídos do mercado de trabalho – os desempregados, os trabalhadores na informalidade e os brasileiros que estão à margem do processo produtivo.

Ainda em 2007 passou a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que reúne representantes da sociedade civil: empresários, sindicalistas, políticos e líderes de movimentos sociais.

 

FONTES: UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES.

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados