PAULETTI, Rui

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PAULETTI, Rui
Nome Completo: PAULETTI, Rui

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PAULETTI, Rui

PAULETTI, Rui

* dep. fed. RS 2007-2011

 

Rui Pauletti nasceu em Caxias do Sul (RS), no dia 15 de fevereiro de 1936, filho de Provino Pauletti e Ignez Pauletti.

Formou-se em estudos sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 1957, começou a lecionar na área rural da serra gaúcha. No ano seguinte, filiou-se ao Partido de Renovação Popular (PRP), pelo qual foi eleito vereador de Três Passos, ficando no cargo até 1962.

Aprovado em concurso público estadual para o magistério em 1971, veio a exercer, em seguida, o cargo de delegado da Educação do Rio Grande do Sul, durante o governo de Euclides Triches (1971-1975). Nesse mesmo ano, foi contratado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde foi pró-reitor de Administração e Extensão por dez anos e fez pós-graduação em administração escolar, além de presidir o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino e Pesquisa. Entre 1990 e 2002 foi reitor da instituição.

Em 2001, filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e por esta legenda se elegeu deputado estadual pelo Rio Grande do Sul nas eleições de 2002, tendo sido empossado no ano seguinte. Neste período, também fez parte da Agência de Acreditación de la Red Latinoamericana de Cooperación Universitaria, junto com ex-reitores das universidades de Salamanca, Espanha, Américas-Puebla, México, Diego Portales, Chile, e Nuestra Senhora de La Paz, Bolívia  em 2003.

No pleito municipal de 2004, candidatou-se à prefeitura de Caxias do Sul, mas ficou apenas com a terceira maior votação, com 19,72 % dos votos válidos. Na ocasião, o vencedor foi José Ivo Sartori, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), eleito com 52,43% dos votos válidos em segundo turno disputado com Marisa Formolo, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 2006, último ano de vigência de seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, candidatou-se a uma vaga na Câmara dos Deputados, pela legenda do PSDB gaúcho. Na ocasião da eleição, obteve 57 mil votos e logrou êxito. Empossado no Legislativo Federal em Fevereiro de 2007, integrou, neste primeiro ano de mandato, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Em junho, fez parte da delegação de deputados que foi à Bolívia para tratar da situação dos brasileiros que viviam na fronteira com aquele país. Neste mesmo ano, votou contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e posteriormente contra a sua recriação sob outra denominação.

Em março de 2008, foi nomeado titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, tendo inclusive passado a segundo vice-presidente da Comissão em 2010. Foi também relator do projeto de lei que proíbia a exigência de fiador pelas faculdades particulares.

Participou também da subcomissão do Conselho de Ética da Câmara que investigou o deputado Edmar Moreira em abril de 2009, acusado de quebra de decoro parlamentar por desviar verbas públicas para sua empresa de segurança particular. Neste mesmo período, Pauletti foi um dos acusados de participar de um esquema de venda de passagens áereas pagas pela Câmara. Na ocasião, porém, negou participação no caso e alegou cumprir o regulamento da Casa e conhecer todas as pessoas que foram beneficiadas com as passagens.

Vice-presidente da executiva do PSDB gaúcho, Nas eleições presidenciais de 2010, foi um dos coordenadores, no Rio Grande do Sul, da campanha de José Serra (PSDB) à presidência da República. Pleiteou também novo mandato de deputado federal, mas os 33 mil votos recebidos lhe renderam apenas a terceira suplência.

Faleceu em Caxias do Sul, no dia 18 de março de 2012, vítima de uma parada cardíaca.

Era casado com Maria de Lourdes, com quem teve três filhos.

 

FONTES: Folha de S.Paulo (online). Disponível em : <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em : 12 nov. 2009; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara.gov.br>. Acesso em: 11/08/2015; Portal do TRE-RS. Disponível em : <http://www.tre-rs.gov.br>. Acesso em: 12 nov. 2009; Zero Hora (online). Disponível em : <http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora>. Acesso em : 12 nov. 2009; Portal do Jornal do Comercio. Disponível em: <http://www.jcrs.uol.com.br/>. Acesso em 11/08/2015; Portal do Correio do Povo. Disponível em: <http://www.coreiodopovo.com.br/>. Acesso em 12/08/2015; Portal da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.al.rs.gov.br/>. Acesso em12/8/2015.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados