PAULETTI, Rui

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PAULETTI, Rui
Nome Completo: PAULETTI, Rui

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PAULETTI, Rui

PAULETTI, Rui

* dep. fed. RS 2007-

 

Rui Pauletti nasceu em Caxias do Sul (RS), no dia 15 de fevereiro de 1936, filho de Provino Pauletti e Ignez Pauletti.

Em 2001, filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e por esta legenda se elegeu deputado estadual pelo Rio Grande do Sul nas eleições de 2002..

Em 2004, candidatou-se à prefeitura de Caxias do Sul e ficou em 3° lugar no pleito, com 19,72 % dos votos. O vencedor foi José Ivo Sartori, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 52,43% dos votos no segundo turno.

Em 2006, Pauletti elegeu-se deputado federal na legenda do PSDB, com 0,85% dos votos válidos. Na nova legislatura, iniciada em fevereiro de 2007, integrou a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Em junho, fez parte da delegação de deputados que foi à Bolívia para tratar da situação dos brasileiros que viviam na fronteira com aquele país. Neste mesmo ano, votou contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e posteriormente contra a sua recriação sob outra denominação.

Em março de 2008, foi nomeado titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Neste ano, foi também relator do projeto de lei que proíbia a exigência de fiador pelas faculdades particulares.

Em abril de 2009, participou da subcomissão do Conselho de Ética da Câmara que  investigou o deputado Edmar Moreira, acusado de quebra de decoro parlamentar por desviar verbas públicas para sua empresa de segurança particular. Neste mesmo período, Pauletti foi um dos acusados de participar de um esquema de venda de passagens áereas pagas pela Câmara. Negou participação no caso.

Foi vice-presidente da executiva do PSDB gaúcho.

Formou-se em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi professor universitário e da rede pública estadual, presidiu o Conselho Universitário da UCS e o Conselho de Ensino e Pesquisa da mesma instituição.

 

FONTES: Folha de S.Paulo (online). Disponível em : <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em : 12 nov. 2009; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara.gov.br>. Acesso em : 12 nov. 2009; Portal do TRE-RS. Disponível em : <http://www.tre-rs.gov.br>. Acesso em : 12 nov. 2009; Zero Hora (online). Disponível em : <http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora>. Acesso em : 12 nov. 2009.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados