PAULO FREDERICO DO REGO MACIEL

MACIEL, PAULO

MACIEL, Paulo

*dep. fed. PE 1967-1971.

Paulo Frederico do Rego Maciel nasceu em Recife no dia 15 de abril de 1924, filho de Frederico do Rego Maciel Filho e de Maria d’Anunciação Maia Maciel.

Bacharelou-se em 1946 pela Faculdade de Direito de Recife e em 1954 freqüentou o curso da Faculdade de Direito e Ciências Econômicas de Paris.

Durante o governo de Cid Sampaio (1959-1962) ocupou a Secretaria de Finanças de Pernambuco. Após o movimento político-militar de 31 de março de 1964, foi nomeado em maio seguinte pelo presidente Humberto Castelo Branco para a presidência do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Durante sua administração foi responsável, entre outras medidas, pelo estabelecimento de cotas mensais de comercialização para as usinas e pelo decreto, baixado em outubro de 1965, que dispôs sobre a concessão de terras ao trabalhador rural da lavoura canavieira com mais de um ano de serviço contínuo na mesma empresa.

Em junho de 1966 deixou a presidência do IAA para candidatar-se a deputado federal por seu estado. Eleito em novembro desse mesmo ano na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte e, nessa legislatura, integrou na Câmara as comissões de Agricultura e Política Rural e de Economia, da qual foi vice-presidente. Concluiu o mandato em janeiro de 1971, não mais voltando à Câmara dos Deputados. Em 1974 teve seu nome indicado pelo ex-governador Cid Sampaio como candidato à eleição indireta para a sucessão do governador Eraldo Gueiros. No entanto, foi derrotado na convenção da Arena por José Francisco de Moura Cavalcanti, que tomou posse em março de 1975.

Foi ainda professor de sociologia na Faculdade de Filosofia de Recife, professor-assistente de economia internacional na Escola de Ciências Econômicas da Universidade de Recife e de técnicas de pesquisa social na Escola de Serviço Social de Pernambuco, e diretor do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, também em Recife. Presidente do Banco do Estado de Pernambuco e da delegação brasileira à Conferência Internacional dos Dirigentes Açucareiros, realizada em Washington, atuou também como consultor econômico da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.

Casou-se com Telma de Sousa Maciel.

Publicou Personalidade e sociedade (1946), Sobre a situação do crédito bancário em Pernambuco (1961), Migrações para o Recife aspectos econômico-sociais do setor açucareiro (1962) e Análise econômica e demográfica de um município.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1967-1971); NÉRI, S. 16; OLIVEIRA, H. Presidentes; Who’s who in Brazilian.