PEYON, JOSE LUIS DA FONSECA

Nome Completo: PEYON, JOSE LUIS DA FONSECA

José Luiz da Fonseca Peyon

PEYON, José Luís da Fonseca

* militar;  ch. VI Comar 1976-1977.

José Luís da Fonseca Peyon  nasceu no dia 26 de janeiro de 1921 no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, filho de Luís Genaro de Peyon e de Joselina da Fonseca Peyon.

Sentou praça em março de 19421942 na Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro,  e saiu aspirante a oficial aviador em agosto de 1944. Entre setembro desse mesmo ano e janeiro do ano seguinte, comandou cerca de 25 missões de guerra de patrulhamento e proteção de comboio. Segundo-tenente aviador em março de 1945, passou a primeiro tenente aviador em maio de 1946, a capitão aviador em outubro de 1950, a major aviador em julho de 1955, a tenente coronel aviador em janeiro de 1959, e chegou a coronel aviador em janeiro de 1966.

Brigadeiro do ar em maio de 1972, nessa patente assumiu, em 1976, o comando do VI Comando Aéreo Regional (VI Comar), sediado em Brasília, substituindo ao brigadeiro José  Maria Mendes Coutinho Marques. Promovido a patente de major-brigadeiro do ar em março de 1977, nesse mesmo ano deixou o VI Comar, sendo sucedido pelo brigadeiro Bertolino Joaquim Gonçalves Neto. Ainda em 1977, tornou-se membro efetivo da Comissão de Promoções de Oficiais da Aeronáutica, na qual permaneceu até 1979.

Ao longo de sua carreira militar, foi ajudante de ordens do brigadeiro  Carlos Brasil, comandante da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (Ecemar), chefe do pessoal e de informações do Parque da Aeronáutica em Recife, chefe do pessoal e de Operações do 6º Grupo de Aviação, chefe de operações da base aérea de Recife, adjunto da Comissão Aeronáutica Brasileira, em Washington D.C., chefe do Departamento de Pessoal da Escola de Aeronáutica, chefe da 1ª Subseção de Informações do Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer), chefe da Seção de Logística do Comando de Transporte Aéreo, chefe da 1ª Divisão da Diretoria de Pessoal da Aeronáutica, Chefe do Estado Maior da 6ª Zona Aérea, chefe do Estado Maior da Força Aérea de Transporte Aéreo, comandante interino da Força Aérea de Transporte Aéreo, chefe do Estado Maior do comando de Transporte Aéreo, membro do corpo permanente da Escola Superior de Guerra, membro da comissão de Promoções de Oficiais da FAB, assistente de Aeronáutica do comando da Escola Superior de Guerra, diretor do curso de Estado Maior e Comando das Forças Armadas da Escola Superior de Guerra, comandante do Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (CATRE), comandante do 6º  Comando Aéreo Regional, da Guarnição de Aeronáutica em Brasília, do Comando de Apoio Militar, diretor da Diretoria de Material da Aeronáutica, da Diretoria de Administração do Pessoal e chefe do Núcleo da Diretoria de Ensino da Aeronáutica.

Foi casado com Maria Elizabeth do Vale Rego Peyon, já falecida, com quem teve três filhos.

FONTES: CURRIC. BIOG.; INF. BIOG.