PINHEIRO, AUDISIO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PINHEIRO, Audísio
Nome Completo: PINHEIRO, AUDISIO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PINHEIRO, AUDÍSIO

PINHEIRO, Audísio

*dep. fed. CE 1963-1967.

 

Audísio Pinheiro nasceu em Quixadá (CE) no dia 10 de julho de 1917, filho de Sigefredo Pinheiro e de Maria Emília Pinheiro.

Realizou os estudos no Colégio Nogueira e no Liceu do Ceará.

No pleito de outubro de 1962 elegeu-se deputado federal pelo Ceará na legenda da União pelo Ceará, coligação formada pelo Partido Social Democrático (PSD) e a União Democrática Nacional (UDN). Assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte e, com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), agremiação política de apoio ao regime militar. Encerrou o mandato em janeiro de 1967, deixando a Câmara dos Deputados e afastando-se definitivamente da vida pública. Daí em diante, passou a dedicar-se a atividades empresariais.

Comerciante e industrial, foi diretor-presidente do Cotonifício Leite Barbosa, da Companhia A. Pinheiro e da A. Pinheiro Comércio e Indústria, além de detentor do controle acionário da Indústria Politêxtil. Foi, também, proprietário de duas imobiliárias, uma localizada no Rio de Janeiro e outra no estado do Ceará.

Faleceu em Brasília no dia 8 de novembro de 1972.

Era casado com Iná Barbosa Pinheiro, com quem teve seis filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Anais; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Deputados federais. Inventário; GIRÃO, R. Ceará; INF. Inês Barbosa Pinheiro; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (6); Who’s who in Brazil (5).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados