ROVEDA, Airton

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ROVEDA, Airton
Nome Completo: ROVEDA, Airton

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ROVEDA, AIRTON

ROVEDA, Airton

*dep.fed. PR 1999-

 

 

Airton Bernardo Roveda nasceu em Bituruna (PR) no dia 14 de fevereiro de 1948, filho de Amélio Roveda e Elia Lanzarini Roveda.

Efetuou seus estudos na cidade de União da Vitória (PR), onde se formou em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1985. Antes de formar-se iniciou suas atividades como comerciante e minerador na região Sul do Paraná atuando sendo proprietário de empresas de extração de areia na região de União da Vitória (PR). Ao longo de sua trajetória empresarial foi sócio-gerente da GR Extração de Areia e Transportes Rodoviários Ltda. a partir de 1978, da Tonial Extração de Areia Ltda. a partir de 1983, da Areal do Vale Ltda. a partir de 1988 e da LA Comércio e Extração de Areia Ltda. a partir de 1990, todas empresas localizadas em União da Vitória.

Em 1991 filiou-se Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). No pleito de outubro de 1992 elegeu-se prefeito de União da Vitória assumindo o cargo em janeiro do ano seguinte permanecendo no cargo até 1996. Nesse período exerceu também a vice-presidência da Associação de Municípios do Sul do Paraná (AMSUPAR) entre 1993 e 1994. Em 1995, mudou de partido transferindo-se para o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Após o término de seu mandato na prefeitura de União da Vitória, Roveda disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro de 1998 elegendo-se pelo PDT com 34.798 votos. Pouco antes de eleger-se o deputado havia divulgado uma declaração por escrito afirmando que renunciaria ao posto caso mudasse de partido ao longo do mandato. Entretanto, logo depois de sua posse, em fevereiro de 1999, filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL). Com base no documento assinado pelo deputado e registrado em cartório, os dirigentes do PDT no Paraná pediram a cassação de seu mandato sem obter êxito.

No ano seguinte, Roveda mudou mais uma vez de legenda partidária filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) onde permaneceu até 2001, quando assinou sua ficha de filiação no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nessa legislatura integrou as comissões permanentes de Direitos Humanos, de Seguridade Social e Família, e de Minas e Energia.

No pleito de outubro de 2002 concorreu à reeleição pelo PTB obtendo 59.510 votos ficando na suplência de uma vaga de deputado. Voltou a Câmara dos Deputados em outubro de 2003 na vaga deixada pelo deputado José Carlos Martinez (PTB-PR), que faleceu após ter sido vítima de acidente aéreo. Martinez além de deputado federal era presidente nacional do PTB.  No mesmo ano em que assumiu a cadeira de Martinez, Roveda voltou para o PMDB permanecendo no partido até 2005 quando novamente retornou ao PTB filiando-se logo em seguida ao Partido Popular Socialista (PPS). Nessa legislatura, além das muitas trocas de partido, Roveda participou das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Direitos Humanos, de Minas e Energia, de Seguridade Social e Família, e de Viação e Transportes. Votou favoravelmente ao fim dos juízes classistas, à recriação da Comissão Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), à demissão dos servidores públicos em caso de insuficiência de desempenho, e à desvinculação das receitas da União, tendo sido ainda contrário à limitação da edição de Medidas Provisórias, e à proibição do nepotismo.

Nas eleições de outubro de 2006 candidatou-se à reeleição pelo PPS obtendo a primeira suplência com 55.871 votos. Entretanto, em outubro de 2007 mais uma vez ocupou a vaga de um titular quando Cássio Taniguchi (PFL-PR) assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal no governo de José Roberto Arruda. Em 2007 trocou de partido mais uma vez filiando-se ao Partido da República (PR). Na ocasião, o PPS chegou a entrar com um mandato de segurança na Justiça Eleitoral reclamando o mandato de Roveda mas não logrou êxito em sua demanda. Ao longo dessa legislatura foi ainda membro das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Direitos Humanos, de Seguridade Social e Família, e de Viação e Transportes. Em sua atuação parlamentar, concentrou-se basicamente na transferência de recursos para sua região de origem e base eleitoral através da apresentação de emendas ao orçamento da União.

 

FONTES: http://www2.camara.gov.br/ (último acesso em 12/11/2009); http://www.tse.gov.br/ (último acesso em 12/11/2009); http://www.parana-online.com.br/ (último acesso em: 12/11/2009); http://www.folha.uol.com.br/ (último acesso em: 12/11/2009); http://veja.abril.com.br/ (último acesso em: 14/11/2009); http://www.vigilantesdademocracia.com.br/ (último acesso em: 14/11/2009);  http://www.congressoaberto.com.br (último acesso em: 14/11/2009).



 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados