SALES, José Rogério

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SALES, José Rogério
Nome Completo: SALES, José Rogério

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SALES, José Rogério

SALES, José Rogério.

*gov. MT 2002-2003.

 

José Rogério Sales nasceu em São Francisco Beltrão (PR) no ano de 1954, filho de Adão Riograndino Mariano e Albina Ortolan Sales.

Em 1970, mudou-se com sua família para Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, onde começaram a desenvolver atividades agro-pastoris. Voltou para o Paraná para cursar a faculdade de economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e formou-se em 1976, ano em que retornou ao Mato Grosso.

Foi militante dos movimentos estudantis e fez parte do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido criado e fundado pelo próprio regime militar, em 1966, a fim de abrigar aqueles que se opunham ao regime, oriundos de diferentes orientações ideológicas. Em 1980, em meio ao processo de reabertura política, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), criado em 15 de janeiro daquele ano a partir da refundação do MDB, extinto em virtude da nova Lei dos Partidos Políticos que restabeleceu então o pluripartidarismo.

De 1984 a 1985, foi nomeado secretário municipal de Agricultura de Rondonópolis (MT).

Nas eleições municipais de 1992, integrou a chapa peemedebista de Carlos Bezerra, como candidato a vice-prefeito de Rondonópolis. Eleita a chapa, Rogério Sales foi empossado no cargo de vice-prefeito em janeiro de 1993 e assumiu a prefeitura em 1994, depois que Carlos Bezerra renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado Federal. Rogério Sales deixou a prefeitura em janeiro de 1997, após o fim do mandato. Neste mesmo ano, deixou o PMDB e filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

No pleito de 1998, integrou a chapa do tucano Dante de Oliveira como vice-governador do estado do Mato Grosso. Dante, que já havia sido eleito em 1994 para o seu primeiro mandato como governador, foi reeleito no 1º turno com 53,94% dos votos válidos, e Rogério Sales foi empossado no cargo de vice-governador, em janeiro de 1999.

Em 2002, Rogério Sales assumiu o governo do estado, após Dante ter renunciado ao cargo de governador para disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de outubro daquele ano. Após seu mandato de nove meses, deixou o governo do estado em janeiro de 2003.

Em 2006, candidatou-se a senador, na legenda do PSDB, mas não obteve êxito. Apesar de ter obtido expressiva votação, Sales foi superado por Jaime Campos, que concorreu pelo Partido da Frente Liberal (PFL).

Nas eleições municipais de 2008, apoiou a candidatura do então deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB) á Prefeitura de Rondonópolis. Juntos, numa aliança PMDB/PSDB, derrotaram o prefeito Adilton Sacheti, do Partido da Republica (PR), que tentava a reeleição com o apoio do governador Blairo Maggi.

Rogério Sales cursou uma especialização em Economia Rural e fez um curso de Marketing Business and Administration (MBA) em Treinamento de Altos Executivos na Universidade de São Paulo (USP).

Casou-se com Marília Sales, vice-prefeita de Rondonópolis desde 2009.

 

FONTES: Blog Eduardo Gomes de Andrade. Série prefeitos candidatos – José Rogério Salles. Disponível em : < http://www.mtaqui.com.br/?p=7901>. Acesso em : 04 dez. 2009; Portal do TSE. Resultados das eleições. Disponível em : <http://www.tse.gov. br/internet/eleicoes>. Acesso em : 04 dez. 2009.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados