SANTANA, Adelmir

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SANTANA, Adelmir
Nome Completo: SANTANA, Adelmir

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
Empresário no Distrito Federal, o senador Adelmir Santana exerce papel de liderança nos setores de Comércio e Serviços

SANTANA, Adelmir

* sen. DF 2007-

 

Adelmir Araújo Santana nasceu em Nova Iorque (MA) no dia 19 de abril de 1945.

Em sua infância, morou em Uruçuí (PI), aos dez anos voltou à cidade natal e aos 14 anos passou a residir em Teresina (PI), onde cursou o primeiro ano científico no Liceu Piauiense. Transferiu-se para Brasília em 1964 e trabalhou na Contato Publicidade. Em 1965 tornou-se funcionário da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, e em 1968 passou a trabalhar na Fundação do Serviço Social do Distrito Federal. Em 1971 deixou o serviço público e foi trabalhar no Laboratório Carlo Erba do Brasil. Em 1972 transferiu-se para o Laboratório Silva Araújo Roussel, e em 1976 para o Laboratório Andrómaco. Em 1977, formou-se em administração de empresas pelo Centro Ensino Universitário de Brasília (CEUB). Em 1984 foi trabalhar no Laboratório Searle do Brasil e aí permaneceu até 1986, quando se tornou empresário, abrindo a rede Drogarias Vison. Entre 1991 e 1997 trabalhou na Secretaria de Orçamento Federal.

Filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL), nas eleições de outubro de 2002 integrou na condição de primeiro-suplente a chapa de Paulo Otávio, também do PFL, então eleito senador. Como líder patronal, em junho de 2004 foi empossado na presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF) e em novembro passou a ocupar uma das vice-presidências da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em janeiro de 2007, com a renúncia de Paulo Otávio, que fora eleito vice-governador do Distrito Federal, assumiu uma cadeira no Senado. Em outubro desse mesmo ano, quando os membros do PFL decidiram refundar o partido com o nome de Democratas (DEM), acompanhou a decisão e filiou-se ao novo partido. Em dezembro de 2007 votou contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que foi rejeitada pelo plenário do Senado.

Durante a legislatura integrou como vice-presidente a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e como membro titular a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, a Comissão de Assuntos Sociais e a Comissão de Assuntos Econômicos. Exerceu também a vice-presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e foi ainda vice-líder do Bloco Parlamentar da Minoria, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista e da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa.

Ao longo de sua vida também exerceu as funções de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, da Câmara de Comércio de Produtos Farmacêuticos (CCPF), do conselho deliberativo do Centro de Tecnologia de Software de Brasília (Tecsoft), do Sindicato do Comércio de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal (Sincofarma) e do conselho consultivo da Associação Júnior Achievement do Distrito Federal. Foi ainda vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano no Distrito Federal e da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA).

Casou-se com Maria José Santana, com quem teve três filhos.

 

FONTES: Portal do sen. Adelmir Santana. Disponível em : <http://www.adelmir santana.com.br/site>. Acesso em : 25 set. 2009; Portal do Senado Federal. Disponível em : <http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_institucional.asp?leg=a&cod parl=3622>. Acesso em : 25 maio 2009; Portal FIESP. Disponível em : <http:// www.fiesp.org.br>. Acesso em : 25 maio 2009.

 

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados