SEBASTIAO MARTINS VIEIRA LINS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LINS, Vieira
Nome Completo: SEBASTIAO MARTINS VIEIRA LINS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LINS, VIEIRA

LINS, Vieira

*jornalista; dep. fed. PR 1951-1955.

Sebastião Martins Vieira Lins nasceu em Timbaúba (PE) no dia 29 de abril de 1901, filho de Martiniano Lins e de Honorina Vieira Lins.

Fez seus primeiros estudos em Campina Grande (PB) e, retornando a Pernambuco, completou o secundário em Recife. Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Advogado especializado em direito criminal, foi lecionar psicologia e pedagogia na Escola Normal de Campo Grande, então no estado de Mato Grosso e hoje capital de Mato Grosso do Sul. Transferindo-se para São Paulo, fixou-se na cidade de Bauru, onde chegou a se eleger prefeito, tornando-se ainda presidente do conselho administrativo da Caixa Econômica estadual, diretor dos jornais Trabalho e Redação e redator-chefe do Jornal da Manhã.

No pleito de outubro de 1950, elegeu-se deputado federal pelo Paraná na legenda da Aliança Pró-Getúlio Vargas, coligação formada por seu partido, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e o Partido Social Progressista (PSP). Assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte, foi vice-líder e depois líder do PTB, além de vice-líder e líder interino da maioria. Ao final de seu mandato, em janeiro de 1955, deixou a Câmara e tornou-se consultor-geral do estado do Paraná. Em outubro de 1962 candidatou-se a senador pelo Paraná, na legenda do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas não se elegeu.

Faleceu em 1966.

 

FONTES: AUDRÁ, A. Bancada; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CISNEIROS, A. Parlamentares; NICOLAS, M. Cem; NICOLAS, M. Paraná; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (2).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados