SILVEIRA, VALDEMAR DA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SILVEIRA, Valdemar da
Nome Completo: SILVEIRA, VALDEMAR DA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SILVEIRA, VALDEMAR DA

SILVEIRA, Valdemar da

*dir. Ag. Nac. 1946-1947.

Valdemar da Silveira nasceu em Salvador no dia 7 de dezembro de 1903, filho de Alcilino Honorato da Silveira e de Margarida Baião da Silveira.

Iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, cursando depois o Colégio Salesiano de Santa Rosa, em Niterói, e ingressando finalmente na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, pela qual se formou em 1929.

Clinicou por algum tempo no interior, chefiando depois o Centro de Saúde de Minas Gerais. De 1936 a 1938, dirigiu a divisão de epidemiologia do Serviço de Febre Amarela, ligado à Fundação Rockefeller.

Deixando em seguida a medicina, dedicou-se ao jornalismo e ingressou no Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Representante do DIP junto ao Ministério da Guerra, organizou a Exposição Nacional de Realizações do Exército, realizada em São Paulo, e em seguida supervisionou a instalação do primeiro Banco de Sangue de São Paulo, sob os auspícios do general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra. Em seguida, destacou-se na campanha promovida pelo DIP em prol do serviço militar, realizando conferências em São Paulo e em Belo Horizonte.

Em maio de 1945, o DIP foi extinto, sendo criado o Departamento Nacional de Informações. Valdemar da Silveira ocupou o cargo de diretor da Divisão de Cinema e Teatro do mesmo órgão.

Com a criação da Agência Nacional em setembro de 1946, sucedendo o DIP e o Departamento Nacional de Informações, foi seu primeiro diretor-geral, permanecendo no cargo até maio do ano seguinte. Assumiu depois a direção do Serviço de Recreação Operária.

Membro da Sociedade Paulista de Medicina, do Instituto de Psiquiatria e Medicina Legal Latino-Americano, da Sociedade Brasileira de Filosofia e da Associação Brasileira de Imprensa, publicou Delito de contágio e Sob os grilhões de Hansen.

Casou-se com Celeste Graça da Silveira, com quem teve um filho.

FONTES: COUTINHO, A. Brasil; FICHÁRIO PESQ. M. AMORIM; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados