SLHESSARENKO, Serys

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SLHESSARENKO, Serys
Nome Completo: SLHESSARENKO, Serys

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

SLHESSARENKO, Serys

* sen. MT 2003-

 

                Serys Marly Slhessarenko nasceu em 02 de março de 1945 em Cruz Alta (RS).

                Mudou-se para Cuiabá em 1966, após casar-se.

                No ano de 1988, assumiu a Secretaria Estadual de Educação durante a gestão de Carlos Gomes Bezerra (1987-1990). Assumiria posteriormente a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá na administração de Dante de Oliveira (1993-1994) do (PMDB.

                Em 1990 foi eleita deputada estadual pelo Mato Grosso na legenda do PMDB, se reelegendo para a Assembléia Legislativa local nas eleições de 1994 e 1998. Em sua terceira legislatura como deputada estadual, presidiu duas Comissões Parlamentares de Inquérito: da Sonegação Fiscal e do Narcotráfico.

Em 2002 elegeu-se senadora pelo Partido dos Trabalhadores. Na legislatura iniciada em fevereiro de 2003, tornou-se titular da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da Comissão de Assuntos Econômicos. Presidiu a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21. Foi também relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias em 2009.

                Em maio de 2006 teve seu nome envolvido na investigação da Polícia Federal batizada de “Operação Sanguessuga”, em que se procurou confirmar a participação de parlamentares e membros dos Poderes Executivos federal e estaduais em esquema que teria sido montado pela empresa Planam para a encomenda de ambulâncias superfaturadas para várias administrações públicas. A investigação apresentou uma lista de nomes que haviam recebido propina da Planam. A senadora apresentou queixa contra Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin, proprietários da Planam, por terem citado seu nome e a envolvido no esquema. Em novembro de 2006 o processo contra a senadora no Conselho de Ética foi arquivado.

Formou-se em Direito e Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e concluiu mestrado em educação na Pontifícia Universitária Católica, do Rio de Janeiro (PUC). Fez também curso de Métodos e Técnicas de Pesquisas em Ciências Sociais, na Fundação Getulio Vargas. Aposentou-se das atividades de professora da UFMT.

Casou-se, divorciou-se, e teve quatro filhos.

 

FONTES: Portal da sen. Serys. Disponível em : <http://www.serys.com.br>. Acesso em : 22 out. 2009; WIKIPÉDIA. Disponível em : <http://pt.wikipedia.org>. Acesso em : 22 out. 2009.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados