SOARES FILHO, Firmino

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SOARES FILHO, Firmino
Nome Completo: SOARES FILHO, Firmino

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SOARES FILHO, FIRMINO

SOARES FILHO, Firmino

*pref. Teresina 1997-2004.

Firmino da Silveira Soares Filho nasceu em Teresina no dia 16 de dezembro de 1963.

Formou-se em economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cursou mestrado na mesma área na Universidade de Illinois nos Estados Unidos (EUA).

Iniciou sua vida política em 1993 quando assumiu o cargo de secretário de Finanças de Teresina, na gestão do prefeito Raimundo Wall Ferraz, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Com a morte de Wall Ferraz em pleno exercício do mandato, o vice-prefeito Francisco Gerardo assumiu o cargo e indicou Firmino Filho para sucedê-lo na prefeitura, que não era permitida reeleição. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), nas eleições municipais de 1996 disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Teresina na legenda do partido. Vitorioso, foi o mais novo prefeito eleito do município.

Durante seu mandato direcionou seu trabalho ao atendimento à infância e à adolescência, o que lhe rendeu o prêmio Prefeito Criança, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Fundação Abrinq. Também recebeu a comenda do Centro de Assentamentos Urbanos da ONU pelo projeto Vila-Bairro, programa de intervenção urbana implantado em Teresina, cujo objetivo era o de consolidar as vilas existentes em bairros com padrão mínimo de urbanização, orientados para o desenvolvimento sócio-econômico. A experiência do programa teve reconhecimento internacional e foi apresentada em conferências da entidade na China e nos Emirados Árabes. No pleito de outubro de 2000, concorreu à reeleição na legenda do PSDB. Foi eleito no primeiro turno com 60,89% dos votos válidos. Deixou o cargo em dezembro de 2004.

Em agosto de 2005, tornou-se o presidente da executiva regional do PSDB no Piauí. No pleito de outubro do ano seguinte, concorreu ao cargo de governador do Piauí por essa agremiação, mas não obteve sucesso e terminou a disputa em terceiro lugar. Nas eleições municipais de 2008, candidatou-se a vereador de Teresina na legenda do PSDB. Eleito, foi o candidato mais votado. Em dezembro, aceitou o convite feito pelo então prefeito Sílvio Mendes (PSDB) para presidir a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ao longo de sua trajetória, foi ainda auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

FONTES: Blog do Firmino (22/08/05);Folha de São Paulo (2/10/00); Folha OnLine / Arquivo da Folha de São Paulo (6/1/01); Folha OnLine/ Eleições 2006 (12/08/06); Folha de São Paulo (1/10/06); Folha OnLine  (06/10/08); G1, O Portal de Notícias da Globo (19/8/06); Prefeitura de Municipal de Teresina (PI) / Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN); Tribunal Regional Eleitoral do Piauí; Tribunal Superior Eleitoral / Consulta de Dados Eleitorais.

 


Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados