SOARES, ODILON DA SILVA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SOARES, Odilon da Silva
Nome Completo: SOARES, ODILON DA SILVA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SOARES, ODILON DA SILVA

SOARES, Odilon da Silva

*const. 1946; dep. fed. MA 1946-1951.

 

Odilon da Silva Soares nasceu em Pinheiro (MA) no dia 1º de janeiro de 1902, filho de Tito Duarte Soares e de Maria Teresa da Silva Soares. Um dos seus irmãos, Wilson Soares, foi secretário-geral do governo maranhense e, um outro, Osvaldo Soares, foi membro do diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) em São Luís.

Transferindo-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, pela qual formou-se em 1928.

Auxiliar-técnico da cadeira de anatomia descritiva da mesma faculdade, foi também cirurgião da Santa Casa e chefe de clínica cirúrgica em alguns hospitais do Maranhão, além de interno do Hospital Central desse estado. Dirigiu a Liga Maranhense contra a Tuberculose e foi catedrático de biologia do Colégio Estadual e de alemão do Liceu Maranhense.

Com a redemocratização do país após o fim do Estado Novo (1937-1945), em dezembro de 1945 elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte por seu estado na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Assumindo sua cadeira em fevereiro de 1946, participou dos trabalhos constituintes e, com a promulgação da nova Carta (18/9/1946), passou a exercer o mandato ordinário. Nessa legislatura foi membro da Comissão Permanente de Saúde Pública da Câmara dos Deputados. Em outubro de 1950 candidatou-se a deputado federal por seu estado na legenda do Partido Social Trabalhista (PST), mas obteve apenas uma suplência. Deixou a Câmara em janeiro de 1951 e não voltou a assumir nova cadeira.

Faleceu em 1964.

Era casado com Antônia Arruda Soares, com quem teve uma filha.

Escreveu Das apófises pterigóides (tese), Goethe, sua vida e sua obra e Dos adjetivos da língua alemã.

 

FONTES: BRAGA, S. Quem foi quem; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação dos dep.; Diário do Congresso Nacional; SILVA, G. Constituinte; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1 e 2).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados