TENÓRIO, João

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: TENÓRIO, João
Nome Completo: TENÓRIO, João

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
TENÓRIO, João

TENÓRIO, João

* sen. AL 2003-2004; 2006; 2007-

 

João Evangelista da Costa Tenório nasceu em Atalaia (AL) no dia 25 de outubro de 1943, filho de José Tenório de Albuquerque Lins e de Maria Teresa de Melo Tenório.

Formou-se em engenharia química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Usineiro, tornou-se sócio, na Sococo Indústrias Alimentícias, de Teotônio Vilela Filho, importante nome da política alagoana e seu cunhado, irmão de sua mulher Maria Fernanda Vilela.

Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), iniciou sua trajetória política nas eleições de 2002 como primeiro suplente de Teotônio Vilela, candidato vitorioso ao Senado. Com o afastamento do titular em novembro de 2003, assumiu o mandato e participou das votações das reformas constitucionais da Previdência e tributária, tendo votado a favor da primeira e feito obstrução na segunda. Com o retorno de Teotônio Vilela em maio de 2004, deixou o Senado, mas voltou ao exercício do mandato de abril a agosto de 2006. Em janeiro seguinte, com a renúncia de Teotônio Vilela para assumir o governo de Alagoas, foi efetivado senador. Na mesma data, Maria Fernanda Vilela assumiu a Secretaria de Fazenda de Alagoas.

No Senado, integrou a Comissão de Serviços e Estrutura, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, e presidiu a Subcomissão de Biocombustíveis. Em setembro de 2007 votou contra a cassação do então presidente da casa, Renan Calheiros, acusado de ter quebrado o decoro parlamentar.

Foi ainda presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool, da Associação dos Produtores de Açúcar de Alagoas, da Cooperativa dos Usineiros de Alagoas e do Conselho Administrativo da Mecânica Pesada Continental. Sócio do Grupo Gazeta e do Grupo Pajuçara, obteve também concessões para uma retransmissora da TV Record, para uma rádio em Maceió e outra em Arapiraca.

           

Alexandra Toste

 

FONTES: Estado de S. Paulo (23/11/07 e 1/8/08); Folha de S. Paulo (9/8, 13 e 18/9/07); Globo (3/9/06, 28/1 e 12/9/07); Portal do Senado Federal. Disponível em : <http://www.senado.gov.br/sf/>; Transparência Brasil – Excelências. Disponível em : <http://www.excelencias.org.br/>; Wikipédia. Disponível em : <http://pt.wikipedia.org/ wiki/Jo%C3%A3o_Ten%C3%B3rio>.

 

 

 

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados