TEÓFILO, Rogério

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: TEÓFILO, Rogério
Nome Completo: TEÓFILO, Rogério

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
TEÓFILO, Rogério

TEÓFILO, Rogério

*dep. fed. AL 2003-2007.

 

                Rogério Auto Teófilo nasceu em Maceió no dia 27 de abril de 1957, filho de José Moacir Teófilo e de Maria Teresa Auto Teófilo. Seu pai foi secretário estadual de Educação no governo de Geraldo Bulhões, e seu irmão Ricardo Teófilo foi secretário de Obras e Viação de Arapiraca na gestão de Célia Rocha.

                Em 1977 ingressou no Instituto de Psicologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), nesse mesmo ano transferiu-se para o curso de administração do Cesmac, e no ano seguinte deu início à graduação em direito na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Formou-se em administração em 1981, mesmo ano em que foi admitido como estagiário na Companhia de Desenvolvimento de Alagoas (Codeal), onde permaneceria até 1991. De 1982 a 1983 foi também professor do Colégio Cenecista Padre Brandão Lima, em Maceió. Nesse último ano bacharelou-se em direito e foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na seção de Arapiraca.

Sua trajetória política teve início em 1984, quando assumiu a Secretaria de Administração de Arapiraca na gestão de Severino Leão. Nessa cidade, foi também diretor administrativo do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, e professor da Fundação Universidade do Estado de Alagoas (Funesa), até 1991. Deixou os cargos de secretário municipal e de diretor administrativo do colégio em 1988, e ainda nesse ano filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL).

 Nas eleições de outubro de 1990 e de 1994 foi eleito deputado estadual em Alagoas na legenda pefelista. Ocupou o cargo de secretário estadual de Educação e Desporto entre 1996 e 1998, nas gestões de Divaldo Suruagy e Manuel Gomes de Barros. Em outubro de 1998 conquistou seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas na legenda do PFL. No ano seguinte, ocupou a vice-presidência do PFL regional, função que exerceria até 2001.

Nas eleições de outubro de 2002 disputou uma vaga de deputado federal por Alagoas na legenda do PFL. Eleito, assumiu o mandato em fevereiro de 2003 e nesse mesmo filiou-se ao Partido Popular Socialista (PPS). Durante a legislatura exerceu a vice-liderança do partido na Câmara dos Deputados em diversas ocasiões, e foi membro titular das comissões de Educação, Cultura e Desporto; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Participou ainda das comissões especiais sobre o Processo Eleitoral de 2006; sobre Desenvolvimento do Ensino Fundamental; do Fundeb; do Programa Universidade para Todos; do Plano Nacional de Juventude; da Reforma Universitária; e também da comissão externa sobre as enchentes no Nordeste. Posicionou-se contrariamente à reforma da Previdência e relatou a proposta de pagamento prioritário aos aposentados com doenças crônicas. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 2007, ao final da legislatura.

                No pleito de outubro de 2008 candidatou-se a vice-prefeito de Arapiraca na chapa vitoriosa encabeçada por Luciano Barbosa. Em 2009, foi empossado secretário da Educação e do Esporte de Alagoas, na gestão de Teotônio Vilela Filho.            

                Em sua trajetória foi ainda vice-presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).

 

Alexandra Toste

 

FONTES: Folha de S. Paulo (30/10 e 5/11/04); Folha de S.Paulo (online) 06 out. 2002, 10 ago. 2003 e 12 maio 2006. Disponível em : <http://www.folha.uol.com.br>; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www.camara.gov.br>; Portal do TSE. Eleição 2008 - divulgação de registro de  candidaturas. Disponível em : <http:// www.tse.gov.br/internet/eleicoes/divulg_cand.htm>; Portal Gabinete Civil do Estado de Alagoas. Disponível em : <http://www.gabinetecivil.al.gov.br/sala-de-imprensa/noti cias/governador-anuncia-rogerio-teofilo-como-novo-secretario-da-educacao>. Acesso em : 03 jul. 2009; Sertão 24 horas (27/6/08).

 

 

 

 

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados