TRISTAO, JONICE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: TRISTÃO, Jônice
Nome Completo: TRISTAO, JONICE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
TRISTÃO, JÔNICE

TRISTÃO, Jônice

*sen. ES 1994, 1999.

Jônice Siqueira Tristão nasceu em Mutum (MG) no dia 1º de fevereiro de 1930, filho de José Ribeiro Tristão e Eunice Siqueira Tristão.

Em 1954 bacharelou-se em direito pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Antes de concluir o curso já participava ativamente dos negócios da família, que desde 1935 se dedicava a atividades ligadas ao café. Responsável pelo crescimento da empresa familiar, da qual se tornou presidente, fez dela uma das mais importantes no ramo. Jônice Tristão passou a comandar um conglomerado econômico com atuação sobretudo nas áreas de comercialização, armazenagem, industrialização de solúvel e exportação de café (com sede em Vitória, escritórios em diversas cidades brasileiras e representações em Londres e Nova Iorque) e também no setor de hotelaria, agroindústria e silvicultura.

Em 1983 foi criada a Fundação Jônice Tristão, entidade promotora de iniciativas culturais do Espírito Santo, que construiu o Centro Cultural José Ribeiro Tristão e uma bibilioteca pública em Afonso Cláudio (ES), cidade na qual se iniciaram os negócios do grupo.

Eleito suplente do senador Élcio Álvares, pelo Partido da Frente Liberal (PFL) em outubro de 1990, assumiu pela primeira vez o mandato entre fevereiro e dezembro de 1994, quando o titular ocupou a pasta da Indústria e Comércio. Integrou as comissões de Assuntos Econômicos, Educação, Serviços de Infra-Estrutura e de Constituição, Justiça e Cidadania no Senado Federal. Voltou a exercer o mandato em 1º de janeiro de 1999, quando Élcio Álvares foi nomeado para o Ministério da Defesa. Deixou o Senado no dia 31 de janeiro, ao final da legislatura. Foi membro da Comissão de Assuntos Econômicos, e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Jônice Tristão foi um dos fundadores e mantenedores da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, que reúnia grandes empresários brasileiros empenhados na conciliação do desenvolvimento econômico e social com o meio ambiente.

Casou-se com Ilza Giestas Tristão, com quem teve quatro filhos.

FONTES: INF. BIOG.; Jornal do Senado (29/1/99).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados