VERSIANI, JOSE INACIO CALDEIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: VERSIANI, José Inácio Caldeira
Nome Completo: VERSIANI, JOSE INACIO CALDEIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
VERSIANI, JOSÉ INÁCIO CALDEIRA

VERSIANI, José Inácio Caldeira

*pres. CIRJ 1966-1969.

 

José Inácio Caldeira Versiani nasceu em Bocaiúva (MG) no dia 18 de abril de 1898.

Formou-se pela Escola de Engenharia do Rio de Janeiro, na capital da República.

Diretor da Companhia Brasileira de Fósforos, presidiu o Sindicato Nacional das Indústrias de Fósforos e o Centro das Indústrias de Fósforos. Foi presidente do conselho regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do estado da Guanabara e diretor do Serviço Social da Indústria (Sesi) carioca. Atuou ainda como secretário da Indústria do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, condição em que integrou várias delegações patronais em congressos e conferências do Brasil e no exterior, como a Conferência Internacional do Trabalho, na Suíça.

Em 1966 elegeu-se presidente da Federação das Indústrias do Estado da Guanabara (Fiega) e do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), em substituição a José Bento Ribeiro Dantas. Em sua gestão foi criado o Instituto de Desenvolvimento da Guanabara, atual Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Gerencial, destinado a realizar estudos pesquisas e projetos com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico do estado. Reeleito em 1968 para a presidência da Fiega e do CIRJ, promoveu estudos de viabilidade para a fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro — que seria efetivada em março de 1975 —, aperfeiçoou os departamentos econômico e jurídico das duas entidades e o Centro de Produtividade Industrial da Guanabara e criou o Serviço de Comércio Exterior. Representou a Fiega e o CIRJ junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de setembro de 1969, em pleno exercício do mandato de presidente da Fiega e do CIRJ. Foi substituído por Mário Leão Ludolf.

 

 

FONTES: Exame (30/1/80); Jornal do Brasil (8/3/75); WEID, E. Apontamentos.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados