Walney da Rocha Carvalho

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ROCHA, Walney
Nome Completo: Walney da Rocha Carvalho

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

ROCHA, Walney

*dep. fed. RJ 2011-

 

Walney da Rocha Carvalho nasceu na cidade de Nova Iguaçu (RJ), no dia 19 de abril de 1959, filho de Mathatias Carvalho e de Ivani da Rocha Carvalho.

Iniciou sua carreira política em 1989 ao se eleger vereador em sua cidade natal na legenda do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 1992, foi reeleito à Câmara Municipal, sendo o candidato mais votado de Nova Iguaçu.

Renunciou ao seu mandato em 1994, mesmo ano em que se elegeu deputado estadual. Foi reeleito quatro anos depois, agora pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Novamente eleito em 2002 e, durante este mandato, no ano de 2005, tornou-se presidente da Companhia Estadual de Terminais Rodoviários do Rio de Janeiro. Conseguiu seu quarto mandato para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2006, eleito pelo Partido dos Aposentados da Nação (PAN). Nessa legislatura, afastou-se de suas funções em dois momentos, primeiramente entre 2007 e 2008, quando assumiu as funções de Secretário Municipal de Saúde de Nova Iguaçu e, ainda em 2008, quanto tornou-se Secretário Municipal da Fazenda do mesmo município, durante a administração do então prefeito Lindberg Farias, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Nos vários anos em que esteve na Alerj, teve diversos cargos na Casa. Walney Rocha foi membro das comissões de Saneamento Ambiental, de Legislação Constitucional Complementar e Códigos, de Normas Internas e Proposições Externas, de Saúde, de Legislação Social e Seguridade Social, do Trabalho, além de presidente da Comissão de Emendas Constitucionais e Vetos e primeiro vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.

Em 2010, Walney Rocha concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo eleito com cerca de 50 mil votos. Como deputado federal, foi vice-líder do PTB na Câmara e membro titular das comissões de Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Comissão de Legislação Participativa; e das comissões especiais de Royalties do Petróleo e Similares e do Estatuto da Família. Foi também primeiro vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Infantil.

Em 2012, Walney Rocha candidatou-se à prefeitura de Nova Iguaçu, pelo PTB. Ficou em quinto lugar no pleito com cerca de 8,5% dos votos válidos. No segundo turno declarou apoio a então prefeita e candidata a reeleição Sheila Gama, do PDT, que acabou sendo derrotada por Nelson Bornier, candidato do PMDB.

De volta às atividades legislativas, em 10 de abril de 2014, licenciou-se de seu mandato, por 122 dias, para tratamento de saúde e para tratar de interesse particular.

Walney Rocha foi também membro do Diretório Municipal do PTB, em Nova Iguaçu.

Recebeu a Moção de Agradecimento da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro; a Medalha Capelão João Filson Soren da Polícia Militar do Rio de Janeiro; a Medalha Capelão Evangélico, também da Polícia Militar Rio de Janeiro; o Diploma de Embaixador da Paz do Comitê da Paz Mundial do Rio de Janeiro; o Diploma Amigo do Batalhão do 3º Comando de Policiamento de Área e 20º Batalhão de Polícia Miliar de Nova Iguaçu; e a Ordem dos Ministérios Evangélicos no Brasil e no Exterior.

 

Raimundo Helio Lopes

 

FONTES: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br>. Acesso em 01/10/2014; Portal Extra Online. Disponível em: <http://extra.globo.com>. Acesso em 01/10/2014; Portal pessoal de Walney Rocha. Disponível em: <http://www.walneyrocha.com.br>. Acesso em 01/10/2014; Portal UOL. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br>. Acesso em 01/10/2014.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados