WEINSCHENCK, OSCAR

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: WEINSCHENCK, Oscar
Nome Completo: WEINSCHENCK, OSCAR

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
WEINSCHENCK, OSCAR

WEINSCHENCK, Oscar

*const. 1934.

 

Oscar Weinschenck nasceu em Niterói (RJ) no dia 14 de julho de 1880, filho de Guillherme Benjamim Weinschenck e de Emília Veiga Weinschenck. Sua mãe era sobrinha-neta de Evaristo da Veiga, jornalista e líder do movimento pela independência do Brasil.

Iniciou seus estudos na Escola Americana de São Paulo, na capital paulista, onde concluiu o curso preparatório. Forrnou-se em 1901 em engenharia civil pela Escola Politécnica de São Paulo.

Participou da construção da Estrada de Ferro Leopoldina Railway, cuja diretoria integraria de 1902 a 1922. Em 1912 tornou-se diretor da Barca da Cantareira, função que exerceu até 1915, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Em maio de 1917 assumiu a prefeitura de Petrópolis (RJ), cargo que ocuparia até agosto de 1922. Em 1921 tornou-se diretor das Docas de Santos (SP), exercendo o cargo até 1931.

Logo após a Revolução de 1930, integrou a comissão de inquérito do Banco do Brasil. Em abril do ano seguinte tornou-se diretor do Departamento de Portos e Navegação, no Rio de Janeiro, e membro da Comissão de Estudos Econômicos e Financeiros, criada no mesmo ano. Em maio de 1933 elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte pelo Rio de Janeiro na legenda do Partido Popular Radical. Assumindo o mandato em novembro do mesmo ano, participou dos trabalhos constituintes e, em julho de 1934, teve seu nome entre os candidatos à presidência da República. No entanto, obteve apenas um voto, sendo eleito Getúlio Vargas (17/7/1934). Afastou-se da Câmara uma semana depois abrindo mão da possibilidade de exercer o mandato até maio do ano seguinte como os demais constituintes.

Em 1935, durante a reconstitucionalização estadual figurou na lista de cinco nomes apresentada por seu partido ao Partido Socialista Fluminense (PSF) com o objetivo de chegar a um acordo quanto a uma candidatura única ao governo constitucional do estado. Mas o PSF não o aceitou e o escolhido foi o deputado Pedro Correia e Castro.

Integrou a Comissão Executiva do Plano Siderúrgico Nacional, desde que foi criada, em março de 1940. A comissão, diretamente subordinada ao presidente Getúlio Vargas, apresentou, em janeiro de 1941, o plano para a construção e exploração de uma usina siderúrgica em Volta Redonda. O plano foi aprovado no mesmo mês e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi fundada em abril de 1941.

Desse ano até 1945, Oscar Weinschenck ocupou o cargo de diretor comercial da CSN. Em 1946 tornou-se seu vice-presidente, função que exerceu até 1948. Nesse ano integrou a Comissão de Investimentos, formada por indivíduos sem cargos públicos, que participou de discussão relativa ao Estatuto do Petróleo proposto pelo presidente Eurico Dutra (1947-1951).

Foi membro do Conselho Consultivo do Estado do Rio de Janeiro e de Petrópolis, e do Conselho Consultivo do Imposto sobre a Renda até o fim do último exercício da Comissão Revisora de Tarifas Aduaneiras. Integrou também a delegação brasileira à Conferência Econômica Internacional, realizada em Londres, e representou o Ministério da Viação e Obras Públicas na Contadoria Central Ferroviária. Foi ainda engenheiro consultor da The Santos City Improvements.

Faleceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1949.

Era casado com Hortênsia Goulart Weinschenck, com quem teve três filhos.

 

FONTES: ARQ. GETÚLIO VARGAS; CÂM. DEP. Deputados; COHN, G. Petróleo; CORRESP. SUP. TRIB. MILITAR; FUND. GETULIO VARGAS. Cronologia da Assembléia; INF. César Weinschenck de Faria; PEIXOTO, A. Getúlio; SILVA, H. 1931; SOARES, E. Instituições.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados