ZAGHEN, Paolo

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ZAGHEN, Paolo
Nome Completo: ZAGHEN, Paolo

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

ZAGHEN, Paolo

*pres. Bco. Bras. 1999-2001.

 

Paolo Enrico Maria Zaghen nasceu em Crema, na Itália, no dia 8 de julho de 1943.

Naturalizado brasileiro, graduou-se em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade de São Paulo (USP). Antes, havia começado a fazer Engenharia Operacional na PUC-SP, tendo abandonado este curso. Mestre em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos, e Doutor em Economia pela mesma instituição.

Em 1996 foi para o Banco Central, na gestão de Gustavo Loyola, sendo diretor do Banco Central para Assuntos de Reestruturação dos Sistemas Financeiros Estaduais e da Dívida Pública dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, e pelo programa de privatização dos bancos estaduais. Estava sob seu comando, entre outros assuntos, a privatização do Banespa, além da negociação com os governos estaduais que possuíam instituições financeiras, convencendo governadores a se desfazer de bancos que apresentassem dificuldades de saneamento. Ficou até 1999 nesta função.

Ingressou no Banco do Brasil em julho de 1999, chegando à presidência da instituição. Por seu histórico, pensava-se que assumira a presidência do banco para prepará-lo para a privatização – o que de fato não ocorreu. Após deixar a presidência do Banco do Brasil, em 2001, foi indicado pelo então ministro da Fazenda, Pedro Malan, para a presidência do Conselho de Administração do Banco do Brasil, em substituição a Amaury Bier, exercendo essa função até 2002. Nesse período acumulou a presidência da BrasilCap.

Foi ainda professor da FEA-USP e diretor financeiro, administrativo e de relações com o mercado da Paranapanema Mineração, Indústria e Construção. Dirigiu também a Open Market da Banespa Corretora, foi Sócio-Diretor da Lucro DTVM, sócio-diretor da Equitas e diretor da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Estado de São Paulo (DIVESP).

Pertenceu ao Conselho de Administração da VISA América Latina e presidiu o Conselho de Administração da Brasil Saúde e o Conselho de Administração da EVEN Construtora e Incorporadora.

 

  

Fabrício Augusto Souza Gomes

 

FONTES: ARQUIVO HIST. BANCO DO BRASIL; SECRETARIA DA PRESIDENCIA DO BANCO DO BRASIL.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados