ASSOCIACAO DOS DIRIGENTES CRISTAOS DE EMPRESA DO BRASIL (ADCEBR)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES CRISTÃOS DE EMPRESA DO BRASIL (ADCEBR)
Nome Completo: ASSOCIACAO DOS DIRIGENTES CRISTAOS DE EMPRESA DO BRASIL (ADCEBR)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES CRISTÃOS DE EMPRESA DO BRASIL (ADCEBR)

ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES CRISTÃOS DE EMPRESA DO BRASIL (Adcebr)

 

Associação civil, cultural e assistencial, sem fins lucrativos, fundada a 23 de novembro de 1963 com o objetivo de coordenar as atividades das ADCEs regionais, em vista de uma unidade de definição em torno de assuntos de interesse nacional. Foram signatários de sua constituição Eduardo Joaquim de Carvalho (Bahia), Benedito Dias Macedo (Ceará), Caio Amorim Pontual (Pernambuco), Raul Oscar de Carvalho Santana (Guanabara), José Penha de Sousa (Rio Grande do Norte), Carlos Guilherme Luce (Rio Gran-de do Sul) e Ernesto Georges Diederichsen (São Paulo). A associação é sediada em São Paulo e possui representações nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Está associada à União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa, sediada em Bruxelas.

A ADCE, em nível nacional, foi precedida pela ADCE-SP, fundada a 29 de março de 1961, e pela ADCE-RJ (então GB), fundada a 3 de agosto de 1962.

A ADCE se propõe ao estudo, à aplicação e à difusão da doutrina social cristã através da pesquisa e da divulgação, abstendo-se de filiação político-partidária. Entre seus propósitos figuram ainda a assessoria às empresas filiadas em questões de problemas humanos, sociais e técnicos, dentro do pressuposto de que “a vida econômica deve ter por base a empresa privada”; e a promoção de cursos, conferências, seminários e congressos, com a finalidade de fornecer “formação social aos dirigentes de empresas, para colocá-los em condições de resolver, com senso de responsabilidade social, os deveres inerentes às funções que exercem”.

Poderão pertencer à associação quaisquer pessoas que tenham a seu cargo uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens e serviços.

Mônica Kornis

 

FONTES: ASSOC. DIRIGENTES CRISTÃOS DE EMPRESA DO BRASIL. Folhetos; ASSOC. DIRIGENTES CRISTÃOS DE EMPRESA DO BRASIL. Por que.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados