LIGA SOCIALISTA INDEPENDENTE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LIGA SOCIALISTA INDEPENDENTE
Nome Completo: LIGA SOCIALISTA INDEPENDENTE

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
LIGA SOCIALISTA INDEPENDENTE

LIGA SOCIALISTA INDEPENDENTE

 

Organização política fundada em 1956 em São Paulo por membros da ala esquerda do Partido Socialista Brasileiro (PSB), por marxistas independentes, por ex-integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e por trotskistas do Partido Socialista Revolucionário, extinto em 1952. Atuou principalmente no movimento sindical paulista, onde se opôs à orientação do PCB. Seu órgão de divulgação foi o jornal Ação Socialista, de periodicidade irregular, publicado entre dezembro de 1958 e final de 1960. Alguns de seus membros participaram da Política Operária (Polop), organização de esquerda criada em fevereiro de 1961.

Em 1956, a liga divulgou seu Projeto de programa e estatutos no qual anunciava ter como objetivo central a “transformação do estado capitalista em sociedade socialista”, através da passagem da propriedade dos meios de produção para os produtores diretos. Analisando a situação do país, o documento afirmava que o trabalhador brasileiro era vítima de “redobrada exploração... por ação direta da burguesia nacional e, através dela, do imperialismo”. Exatamente por estar subordinada aos interesses imperialistas, a burguesia nacional não teria condições de promover o desenvolvimento econômico do Brasil. Esse desenvolvimento só poderia ser alcançado pela implantação do socialismo, tarefa que caberia a um movimento conjunto dos trabalhadores do campo e das cidades.

Entre as reivindicações imediatas da liga incluíam-se a garantia de uma plena autonomia sindical e do direito de greve a todas as categorias profissionais, compreendendo os funcionários públicos; a extensão da legislação trabalhista ao campo; a reestruturação do sistema previdenciário num único instituto, a ser dirigido por representantes dos sindicatos; a implantação de uma escala móvel de salários que acompanhasse a elevação do custo de vida, e a participação de representantes dos trabalhadores na gestão de empresas estatais como a Petrobras e a Companhia Siderúrgica Nacional.

Sérgio Lamarão

 

 

FONTES: CHILCOTE, R. Brazilian; HARDING, T. Political; LIGA SOCIALISTA INDEPENDENTE. Projeto.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados