PARTIDO LIBERAL SOCIAL FLUMINENSE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO LIBERAL SOCIAL FLUMINENSE
Nome Completo: PARTIDO LIBERAL SOCIAL FLUMINENSE

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO LIBERAL SOCIAL FLUMINENSE

PARTIDO LIBERAL SOCIAL FLUMINENSE

 

Partido político fundado em 4 de junho de 1932 por dissidentes do Partido Republicano Fluminense (PRF) liderados por Alfredo Backer.

A vitória da Revolução de 1930 levou o PRF a uma total desarticulação. Embora tentassem se reorganizar em 1932, os republicanos não conseguiram manter o partido unido e um grupo dissidente criou o Partido Liberal Social Fluminense.

Da primeira diretoria da nova agremiação faziam parte Alfredo Backer (presidente), o vice-almirante Augusto Carlos de Sousa e Silva (primeiro-secretário), Antônio Brás de Morais Barbosa (segundo-secretário) e Alfredo Baltasar da Silveira (tesoureiro). Seu programa defendia, entre outros pontos, o voto livre e secreto, o voto feminino e a verdade eleitoral, a eleição indireta do presidente da República, a adaptação do regime republicano às condições econômicas, sociais e culturais do país, a reformulação do sistema tributário, a unificação e a independência do Judiciário, o ensino primário obrigatório e gratuito, a conciliação do capital com o trabalho, a elaboração de novas leis sobre as riquezas naturais, a organização defensiva para a manutenção da soberania e a cooperação econômica internacional.

Nas eleições de maio de 1933 para a Assembléia Nacional Constituinte, o partido apresentou vários candidatos, entre os quais Alfredo Backer, mas não conseguiu eleger nenhum representante. No ano seguinte, quando as forças políticas fluminenses se rearticularam para concorrer às eleições de outubro para a Câmara Federal e a Assembléia Constituinte estadual, Alfredo Backer ingressou no Partido Socialista Fluminense, legenda na qual seria eleito deputado estadual e depois senador.

Alzira Alves de Abreu

 

 

FONTES: Diário de Notícias, Rio (1930-1937); Estado, Rio (1930-1937).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados