PARTIDO ORIENTADOR TRABALHISTA (POT)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO ORIENTADOR TRABALHISTA (POT)
Nome Completo: PARTIDO ORIENTADOR TRABALHISTA (POT)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO ORIENTADOR TRABALHISTA (POT)

PARTIDO ORIENTADOR TRABALHISTA (POT)

 

Partido político de âmbito nacional fundado em 16 de junho de 1945 e extinto em 12 de outubro de 1951.

Tendo obtido seu registro provisório junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas em 4 de outubro de 1945, o POT não pôde participar das eleições presidenciais realizadas em dezembro do mesmo ano. Em 19 de outubro de 1946, o partido obteve seu registro definitivo, apresentando listas com um total de 50 mil assinaturas de eleitores residentes em cinco estados, além do Distrito Federal.

Nas eleições legislativas e para os governos estaduais realizadas em 1947, o POT registrou candidatos apenas nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, aliando-se ainda no Distrito Federal ao Partido Social Democrático (PSD). Em Minas e no estado do Rio, o partido recebeu apenas 1.302 votos. Como as eleições não tiveram âmbito nacional, o registro do POT foi mantido a despeito dos inexpressivos resultados alcançados.

Para as eleições de 1950, o POT lançou candidatos ao Legislativo apenas no Distrito Federal e em Minas Gerais. Tendo apoiado inicialmente o lançamento da candidatura de Canrobert Pereira da Costa à presidência da República, que não se concretizou, acabou por apoiar o candidato pessedista Cristiano Machado. Nenhum candidato do POT foi eleito.

Por não ter preenchido as exigências do Código Eleitoral elegendo um senador ou recebendo 50 mil votos para deputado federal, o POT teve seu registro cassado pelo TSE em 12 de outubro de 1951.

 

 

FONTES: ENTREV. RAMOS, P.; PETERSON, P. Brazilian.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados