SERVICO DE ABASTECIMENTO DAS TROPAS EM OPERACAO (SATO)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DAS TROPAS EM OPERAÇÃO (SATO)
Nome Completo: SERVICO DE ABASTECIMENTO DAS TROPAS EM OPERACAO (SATO)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DAS TROPAS EM OPERAÇÃO (SATO)

SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DAS TROPAS EM OPERAÇÃO (SATO)

 

Organização civil criada em São Paulo durante a Revolução de 1932 para atender às requisições das várias frentes de luta e prover as tropas em suas necessidades de alimentos, equipamentos e material bélico e cirúrgico.

A organização se estruturava em torno de um centro coordenador, integrado por uma superintendência geral, uma secretaria, e sete comissões — de requisições, de transportes, de controle, de verificações de faturas externas, de contabilidade, de arquivo e de salvo-condutos, estes concedidos exclusivamente às pessoas a serviço do SATO.

Empenhados na vitória do movimento pela reconstitucionalização do país, os paulistas conjugaram todos os esforços para sustentar a luta contra a “ditadura varguista”. Nesse sentido, tal como o SATO, outras organizações civis, entre as quais o MMDC e a Casa do Soldado, foram incumbidas de providenciar o fardamento, a assistência, a alimentação e o alistamento de voluntários. Essas organizações mobilizaram sobretudo as mulheres, “desde damas da alta sociedade paulista às mães operárias”, que passaram a integrar grupos de trabalho, recebendo noções de enfermagem em cursos rápidos na Cruz Vermelha, para o caso de serem enviadas às frentes de combate.

No entanto, apesar da resistência dos paulistas que fez com que a Revolução de 1932, deflagrada a 9 de julho, fosse sustentada durante quase três meses — em 29 de setembro o movimento constitucionalista foi militarmente esmagado pelas tropas do governo federal, capitulando em seguida.

 

 

FONTES: CARNEIRO, G. História; Cruzeiro (1965); OLIVEIRA FILHO, B. MMDC.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados