SOCIEDADE DOS AMIGOS DE ALBERTO TORRES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SOCIEDADE DOS AMIGOS DE ALBERTO TORRES
Nome Completo: SOCIEDADE DOS AMIGOS DE ALBERTO TORRES

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
SOCIEDADE DOS AMIGOS DE ALBERTO TORRES

SOCIEDADE DOS AMIGOS DE ALBERTO TORRES

 

Sociedade civil fundada em 1932 no Rio de Janeiro, tendo como principal objetivo a discussão dos problemas nacionais à luz do pensamento de Alberto Torres. Dissolveu-se provavelmente em 1945.

A lista de fundadores da sociedade contava com cerca de 50 assinaturas, entre as quais as de Ari Parreiras, Cândido Mota Filho, Juarez Távora, Plínio Salgado e Ildefonso Simões Lopes. Em seu processo de expansão, a entidade chegou a criar núcleos regionais em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Goiás e São Paulo.

A atividade básica da sociedade era promover estudos — em geral na área socioeconômica — que eram divulgados através de conferências e publicações. A educação rural, a imigração e o aproveitamento dos recursos naturais como fonte de energia foram alguns dos temas abordados.

No período 1935-1936, sob a presidência de Rafael Xavier, a sociedade sofreu um processo de aproximação com o movimento integralista. Entretanto, a despeito dos esforços de Plínio Salgado — chefe da Ação Integralista Brasileira —, a sociedade rejeitou um compromisso oficial, preferindo manter-se como entidade apartidária.

Uma das principais promoções da sociedade foi a conferência sobre problemas da siderurgia, realizada em novembro de 1938.

 

 

FONTES: Correio da Manhã (7/1/33); LIMA SOBRINHO, B. Presença; SILVA, H. 1939.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados