TRIBUNA DA LUTA OPERARIA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: Tribuna da Luta Operária
Nome Completo: TRIBUNA DA LUTA OPERARIA

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
TRIBUNA DA LUTA OPERÁRIA

TRIBUNA DA LUTA OPERÁRIA

 

Jornal semanal de circulação nacional, fundado em 18 de outubro de 1979 e extinto em 30 de maio de 1988. Produzido pela Editora Anita Garibaldi Ltda. e distribuído a partir do estado de São Paulo, era vendido nas portas de fábricas, nas bancas de jornais e nos sindicatos. Sua tiragem variava entre cinco mil e 50 mil exemplares.

Nascido após sancionada a Lei da Anistia (28/9/1979), tinha o objetivo de ser um catalisador de idéias e ideais pró-democracia. Defendia a formação de uma frente suprapartidária de luta pela volta da normalidade democrática, pela instalação de uma assembléia nacional constituinte e pela realização de eleições diretas em todos os níveis.

Embora contasse com a participação majoritária de membros do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a contribuição de quadros de outros partidos era bem recebida e até incentivada. Os colaboradores mais constantes durante os anos em que circulou foram Valmor Marcelino, Pedro de Oliveira, Olívia Rangel, Rogério Lustosa, Bernardo Joffily, Dilair Fernando de Aguiar e Aldo Rabelo, entre outros.

A proximidade da promulgação da nova Constituição brasileira (5/10/1988) sinalizou a restauração da normalidade democrática, extinguindo as razões políticas que motivaram a criação do jornal.

FONTES: INF. Gilberto Caputo; Tribuna da Luta Operária (18/10/79, 30/5/88).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados