UNIAO DEMOCRATICA SOCIALISTA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: UNIÃO DEMOCRÁTICA SOCIALISTA
Nome Completo: UNIAO DEMOCRATICA SOCIALISTA

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
UNIÃO DEMOCRÁTICA SOCIALISTA

UNIÃO DEMOCRÁTICA SOCIALISTA

 

Movimento político constituído em 1945 em São Paulo por iniciativa de intelectuais de esquerda, em oposição ao regime ditatorial do Estado Novo. No ano seguinte, ao lado do movimento denominado Esquerda Democrática, fundiu-se no Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Apesar de a União Democrática Socialista (UDS) ter sido criada oficialmente em 1945, seus membros já se vinham reunindo há algum tempo, principalmente em torno da luta estudantil desencadeada na Faculdade de Direito de São Paulo contra o Estado Novo. Com a rearticulação partidária iniciada nesse ano, alguns estudantes aderiram à União Democrática Nacional (UDN), enquanto o grupo de esquerda se mobilizou em torno da criação oficial da UDS.

Identificando-se como um grupo apartidário e sem objetivos eleitorais imediatos, a UDS visava a revogação da Constituição de 1937 e a democratização do país. Lutava também pela liberdade de imprensa, pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores, pela formação de um partido de massa de âmbito nacional e pela implantação do socialismo.

Participaram da comissão provisória da organização do movimento Antônio Cândido de Melo e Sousa, Antônio Costa Correia, Carlos Engel, Elisa Romero, Germinal Feijó, Israel Dias Novais, Luís Lobato, Paulo Emílio Sales Gomes, Paulo Zingg, Renato Sampaio Coelho e Rômulo Fonseca.

No mês de agosto de 1945, a UDS endossou o primeiro manifesto da recém-criada Esquerda Democrática, engajando-se numa frente comum em defesa da democracia. No ano seguinte, os dois movimentos se uniram no PSB.

 

 

FONTE: CARONE, E. Estado.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados