Anália Maria Cardoso Torres

Anália Maria Cardoso Torres

Entrevista realizada no contexto do projeto “Cientistas sociais de países de Língua Portuguesa: histórias de vida”, com financiamento do Programa de Cooperação em matéria de Ciências Sociais para os países da comunidade de Língua Portuguesa (Programa Ciências Sociais CPLP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Entrevista em texto disponível para download.
Vídeo, com consulta no portal. Clique aqui para acessar o vídeo.

Tipo de entrevista: História de vida
Helena Maria Bousquet Bomeny
Celso Castro
Julia Galli O Donnell
Data: 14/5/2013
Lisboa ; PT ; Portugal

Nome completo: Anália Maria Cardoso Torres
Nascimento: 14/8/1954; Lisboa; PT; Portugal;

Formação: Cursou, entre os anos de 1972 a 1975, licenciatura em Economia no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, que atualmente é o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, porém não concluiu o curso. Possui licenciatura em Sociologia no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa (1985). Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) (2001).
Atividade: Professora auxiliar no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) (2001). Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) em dois mandados (2002 e 2006). Membro da Comissão Permanente do Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (2002 a 2006). Membro da Publications Committee da European Sociological Association (2005 – 2009). Trabalhou no Editorial Board da revista European Societies, European Sociological Association (2005 – 2011). Perita em Flexibility Over The Life Course e consultora da European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions no ano de 2007. Vice-presidente da European Sociological Association (2007 – 2009). Entre os anos de 2009 a 2011 foi Presidente da European Sociological Association (ESA). Membro do Conselho Nacional da Procriação Medicamente Assistida (2007 – 2012). Desde 2008 é membro do Conselho Superior de Estatística e do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanas da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Entre os anos de 2009 a 2011 foi membro do Initiative for Science in Europe. Atualmente é avaliadora do painel Social Science and Humanities, do European Research Council, órgão de financiamento da pesquisa europeia e Professora Catedrática do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa desde 2011.

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Revolução dos Cravos (1974);
Sociologia;

Entrevista: 14.05.2013

Origens familiares; pai e mãe funcionários públicos; grande influência e proximidade com a avó paterna; envolvimento político da avó paterna através do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas; influências e motivações que levaram a escolha da economia em um primeiro momento; militância enquanto secundarista no Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundarista de Lisboa; o 25 de Abril de 1974 e a luta pelo fim da guerra colonial; os problemas com a conciliação entre a vida política e acadêmica; desistência do curso de economia; período como dirigente de grupos políticos de esquerda; frustração com as eleições de 1979; situação da eleição do Collor e o primeiro Congresso Luso-Afro, em Coimbra;motivos para escolha de cursar Ciências Sociais; análise satisfatória de sua graduação em Ciências Sociais no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ; primeira experiência profissional acadêmica como assistente estagiária; grupo de pesquisas acadêmicas sobre família; outros projetos de pesquisas científicas em outros temas; explicações acerca das chamadas pesquisas por encomenda; a importância das pesquisas para as políticas públicas em Portugal;tarefa importante que os sociólogos portugueses de sua geração tiveram em resgatar anos de atraso em pesquisas sociais; trajetória seguida pela Sociologia portuguesa até se inserir no cenário acadêmico europeu e internacional; língua portuguesa como principal dificuldade da inserção da sociologia portuguesa no cenário mundial; empresas e instituições que investem em projetos de pesquisa acadêmicos; experiência de encontro com sociólogos brasileiros durante o congresso luso-afro de Ciências Sociais, em Coimbra; sociólogos brasileiros que leu durante a graduação em Ciências Sociais; motivos para saída do ISCTE e ida para o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP); postura como professora em sala de aula; difícil situação encontrada pelos jovens que se formam atualmente em ciências sociais, devido principalmente ao período de crise na Europa; Experiência em que defendeu na academia que a internacionalização dos estudos também para países lusófonos; postura crítica à adoção de certas línguas e costumes como centrais; mudanças que a inovação no fluxo de informações acarretou a Sociologia; Experiência a frente da Associação Europeia de Sociologia; problemas que levaram a queda de investimentos em projetos de pesquisa; a dinâmica interna dos centros de Sociologia em Portugal; importância do intercâmbio de informações entre sociólogos de diferentes cidades de Portugal; principais livros que marcaram sua formação acadêmica.