Antonio Augusto Arantes Neto

Antonio Augusto Arantes Neto

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros. clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 5/8/2014 a 25/10/2014
Natal ; RN ; Brasil

Nome completo: Antonio Augusto Arantes Neto
Formação: Bacharelado em Ciências Sociais pela USP (1965) e licenciatura em Ciências Sociais (1968). Especialização em linguística geral pela Université de Besançon (1969); especialização em antropologia na University of Cambridge/King´s College (1970); Mestrado na USP (1970). Em 1978, tem seu Doutorado pela Universidade de Cambridge/King’s College. Seu primeiro pós-doutorado é concluído em 1984, pela City University of New York, o segundo Pós-doutorado é em 1991, pela University of London.
Atividade: Entre os anos de 1962 e 1964 fez estágios em empresas como Marplan Ltda, Nestlé, Museu Paulista, Serviço Estadual de Mão de Obra e Revista Banas Informa. Foi assistente no projeto “Pescadores migrantes do litoral norte de São Paulo na Ilha de Santo Amaro”. Em 1968, torna-se professor assistente da USP. Foi um dos criadores do Departamento de Antropologia da Unicamp, onde foi professor desde 1970. Aposentou-se em 1997, mas continua como professor associado.

Transcrição: Leticia Cristina Fonseca Destro;Carolina Gonçalves Alves;Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Natália Quinderé;

Técnico Gravação: Priscila Rodrigues Bittencourt; Ninna Carneiro; Carolina Soares Pires; Bernardo de Paola Bortolotti Faria;

Abertura política;
Universidade de São Paulo;
Universidade Estadual de Campinas;

1ªEntrevista: 5 de agosto de 2014

Família; formação antes da universidade; interesse e ingresso no curso de Ciências Sociais; atuação política como aluno na faculdade; círculo de professores e estágios em Antropologia; aulas durante o Regime Militar e o desligamento como professor da USP; a escolha por Antropologia; trabalho de campo em Santos e no nordeste brasileiro; a Antropologia ligada ao pensamento social; estudos em Linguística; a vida como professor na graduação.

2ªEntrevista: 25 de setembro de 2014

Sua relação com o antropólogo Edmund Leach; ida para a Inglaterra; a pós-Graduação na Universidade de Cambridge; contribuição de Leach para a criação do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; a criação do Departamento de Antropologia da Unicamp; momento de definições na área antropológica; diálogo com a Linguística e o Estruturalismo; a criação do programa de mestrado na Unicamp; a Literatura de Cordel e cotidiano; o Nordeste como campo de pesquisa; as particularidades de enfoques dado folclore; estudos estruturalistas; realização de curso no Instituto de Estudos Brasileiros com o romancista e crítico de literatura brasileira Cavalcanti Proença; publicação do livro O que é cultura popular; a repercussão editorial; desafios em escrever um estudo para públicos não especializados; contexto histórico do processo de abertura política e as reuniões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a experiência como secretário municipal de cultura de Campinas; a criação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural; medidas de preservação e os conflitos com interesses imobiliários; sua experiência como presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); a Constituição de 1988 e os direitos indígenas; formação de grupos regionais da ABA; a criação do boletim de informações da ABA durante sua gestão; a elaboração dos artigos 215 e 216 da Constituição de 1988; a elaboração do Inventário Nacional de Referências Culturais; o convite para assumir a presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); dificuldades de gestão; a invasão do seu gabinete no IPHAN; perda de apoio no Ministério da Cultura; saída do IPHAN; volta à Unicamp como professor associado; desenvolvimento de novos projetos; participação no I Congresso Luso-Afro; a criação de uma rede de estudos entre Brasil e Coimbra sobre Cultura e Cidade; a experiência em Moçambique a convite da UNESCO; interação com culturas locais; Convenção para a Salvaguarda de Patrimônio Imaterial; a importância da obra Repensando a antropologia, de Edmund Leach, em sua trajetória acadêmica.