Bolivar Lamounier

Bolivar Lamounier

Entrevista realizada no contexto do projeto “Cientistas sociais de países de Língua Portuguesa: histórias de vida”, com financiamento do Programa de Cooperação em matéria de Ciências Sociais para os países da comunidade de Língua Portuguesa (Programa Ciências Sociais CPLP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Helena Maria Bousquet Bomeny
Data: 6/12/2012
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Bolivar Lamounier
Nascimento: 25/4/1943; Dores do Indaiá; MG; Brasil;

Formação: Possui graduação em Sociologia e Política pela UFMG (1964). Possui mestrado pela Universidade da Califórnia - EUA (1967) e doutorado em ciência política (1974) pela mesma instituição.
Atividade: Foi coordenador do programa de pós-graduação e fez parte da diretoria executiva do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj) (1968-1970). Fez parte do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) entre os anos de 1970 a 1980. Desde 1981 é diretor de pesquisa e consultor do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos (Idesp). Foi membro da Comissão de Estudos Constitucionais (Comissão Afonso Arinos) em 1985. Desde 1989 é membro do Conselho de Orientação Política e Social (Cops) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi coordenador do programa de estudos sobre a revisão constitucional do Instituto de Estudos Avançados da USP nos anos de 1992 a 1993. Foi presidente do Conselho Diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade de Campinas em São Paulo entre os anos de 1993 a 1999. Em 1996, integrou o Conselho Consultivo sobre a Reforma do Estado, designado pela Presidência da República, junto ao Ministério da Administração. É membro da Academia Paulista de Letras desde 1997. Preside o Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade de Campinas, São Paulo.

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Dirceu Salviano Marques Marroquim ;