Carlos Alberto Caroso Soares

Carlos Alberto Caroso Soares

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros. clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 5/8/2014
Natal ; RN ; Brasil

Nome completo: Carlos Alberto Caroso Soares
Formação: Se tornou bacharel em Ciências Sociais pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) em 1975, mestre em sociologia da cultura pela mesma instituição, em 1980. Fez mestrado (1980-1982) e doutorado (1982-1988) em Antropologia pela University of california Los Angeles (UCLA).
Atividade: Desde 1988 é professor da UFBA. Entre 2004 e 2013 foi diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia(MAE -UFBA). Entre os anos de 2008 e 2010, foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Desde 2009 é associado da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) em Portugal. Membro do Comitê Organizador do World Council of Anthropological Associations-WCAA (2008-2014). É membro permanente da associação internacional Antropólogo Sem Fronteiras-ASF, da qual é presidente com mandato de 2013 a 2017. Segue as áreas de Antropologia da Saúde, memória social, povos e populações que se encontram em situação de vulnerabilidade socioambiental.

Transcrição: Liris Ramos de Souza;

Conferência da transcrição: Natália Quinderé;

Técnico Gravação: Priscila Rodrigues Bittencourt; Ninna Carneiro;

Antropologia;
Bahia;
Ciências Sociais;
Direito;
Família;
Fundação Nacional do Índio;
Golpe de 1964;
Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003 - 2010);
Movimento estudantil;
Polônia;
Universidade da Califórnia;
Universidade Federal da Bahia;

Entrevista: 5 de agosto de 2014

Origens familiares e infância em Açu, Rio Grande do Norte; lembranças do dia em que houve o Golpe Militar de 1964; ingresso no ensino clássico e envolvimento no movimento estudantil; entrada no curso de Direito, em 1970; abandono do curso de Direito e ida para São Francisco, Califórnia; regresso à Bahia; a conclusão da graduação em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia; o início de seu estudo sobre a questão indígena; a realização do laudo antropológico sobre os Pankararé, com orientação de Pedro Augustinho; a militância pelos direitos indígenas; a trajetória de Pedro Augustinho; a atuação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) durante o Regime Militar; o discurso militar de segurança versus o discurso antropológico sobre os problemas locais; as situação acadêmica na Bahia dos anos 1970; a impossibilidade de realizar a dissertação de mestrado com os Pankararé, por motivo de segurança; o trabalho no pelourinho e a defesa da manutenção da população no local quando de sua restauração; a candidatura à bolsa Fullbright para doutorar-se em universidades norte-americanas; a escolha por doutorar-se na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA); a orientação de Allen Johnson; a impossibilidade de estudo no Raso da Catarina e, posteriormente, na fazenda Boaventura; revisitação de Sharecroppers of the Sertão; mudança de objeto de estudo para o campesinato na Polônia; o trabalho de resumir a tese de mestrado; os impedimentos que inviabilizaram sua ida para a Polônia; nova no objeto de estudo: migrantes poloneses no Pará; a ida à Polônia em 1991 para apresentar seu trabalho e a possibilidade de conhecer de perto a situação camponesa no país; o trabalho conjunto com Allen Johnson e com grupos de estudos na fazenda Boaventura; sua aproximação com a área de Antropologia da Saúde; a figura de Luiz Fernando Duarte; diálogo com a área de Saúde Coletiva; sua participação em um projeto de 12 anos em parceria multinacional; o trabalho com Naomar de Almeida no setor de Saúde Coletiva, para onde se transferiu a fim de abrir uma área de Ciências Sociais e Saúde; o regresso à UCLA como professor visitante; o retorno à Fazenda Boaventura em 2001; o convite de Naomar para participação em um conselho sobre a reabertura do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA; a ocupação do posto de direção do museu em 2004; a Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) de 1976 e seu primeiro contato com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA); a entrada no conselho cientifico da ABA; a organização e realização da RBA de 1996; a experiência na presidência da ABA; sua atuação como representante da comissão organizadora do World Council of Anthropological Associations (WCAA); participação da criação dos Antropólogos sem Fronteiras (ASF); objetivos da ASF; atuação no Supremo Tribunal Federal (STF); o caso Raposa Serra do Sol; as idas aos julgamentos; formação de “lobby” para convencer os ministros em prol da questão quilombola; o caso da polêmica publicada na revista Veja e o dilema ético entre antropólogos naquele momento; os efeitos da criação de universidades iniciadas pelo governo Lula; propostas de inovações nos programas de graduação, a partir do BI, de cursos âncora e da licenciatura interdisciplinar; o projeto de implantação dos colégios universitários; o foco em grupos socialmente excluídos da região sul da Bahia; o desenvolvimento de contatos internacionais com a BI; a importância das reuniões cientificas e congressos; a UFSB como modelo inovador de universidade e a liderança de Neomar na reitoria; os livros que mais marcaram sua trajetória profissional.