Elísio Salvado Macamo

Entrevista

Elísio Salvado Macamo

Entrevista realizada no contexto do projeto “Cientistas sociais de países de Língua Portuguesa: histórias de vida”, com financiamento do Programa de Cooperação em matéria de Ciências Sociais para os países da comunidade de Língua Portuguesa (Programa Ciências Sociais CPLP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal. Clique aqui para acessar o vídeo.

Tipo de entrevista: História de vida
Entrevistador(es):
Helena Maria Bousquet Bomeny
Guilherme Mussane
Arbel Griner
Data: 9/8/2011
Local(ais):
Salvador ; BA ; Brasil

Duração: 1h25min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Elísio Salvado Macamo
Formação: Doutoramento em Sociologia do Conhecimento, em 1997 - Universidade de Bayreuth, Alemanha. Mestrado em Sociologia, em 1992 - University of North London, Inglaterra. Mestrado em Tradução e Interpretação, em 1988 - University of Salford, Inglaterra. Graduado em sociologia pela University of North London na Inglaterra.
Atividade: Professor de estudos africanos na Universidade de Basileia, Suíça. Membro do comitê científico do Conselho Africano para o Desenvolvimento de Ciências Sociais com sede em Dakar,Senegal, e co-editor da African Sociological Review.

Equipe


Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Gabriela Mayall;

Técnico Gravação: Thais Blank; Bernardo de Paola Bortolotti Faria; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Thais Blank;

Temas

Abertura política;
África;
Alemanha;
Atividade acadêmica;
Carreira acadêmica;
Ciências Sociais;
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
Desavença política;
Ensino;
Ensino superior;
Família;
Formação acadêmica;
Inglaterra;
Instituições acadêmicas;
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ;
Intelectuais;
Intercâmbio cultural;
Língua estrangeira;
Língua portuguesa;
Metodologia de pesquisa;
Moçambique;
Obras de referência;
Participação política;
Pesquisa científica e tecnológica;
Política;
Pós - graduação;
Produção intelectual;
Socialismo;
Sociologia;

Sumário

Entrevista: 09.08.2011

Origens familiares; a infância em Xai-Xai, Moçambique; a origem dos pais; a divisão linguística em casa; a importância da educação e escolaridade em casa; os primeiros anos de formação acadêmica; adaptação ao sistema de ensino revolucionário socialista; a mudança para a província de Gaza para ingressar no internato; entrada no ensino superior na faculdade de línguas;o primeiro contato com as ciências sociais; a mudança para Londres para trabalhar na embaixada de Moçambique como secretário particular do embaixador; o processo de paz em Moçambique; as discordâncias com a política Moçambicana;o doutoramento na Alemanha;o afastamento da embaixada de Moçambique; o ingresso na Universidade de Bayreuth; as dificuldades de adaptação na Alemanha; o pós-doutorado; o contato com o Centro de Estudos Africanos (ISCTE); a contratação como professor assistente na Universidade de Bayreuth;a volta à Moçambique como professor visitante da Universidade Eduardo Mondlane (UEM); a relação com os alunos e os professores do departamento; a abertura política em Moçambique;atuação como intelectual em Moçambique; as publicações no jornal moçambicano Notícias; a relação com o governo;o ingresso na área dos estudos africanos; o centro de pesquisa sobre a África na Universidade de Bayreuth; os estudos africanos como um método de trabalho;a institucionalização das Ciências Sociais em Moçambique; os desafios enfrentados para a criação de um ensino superior de qualidade em Moçambique;as influências intelectuais; a importância da socióloga Lucy Bonagea em sua formação, professora da London School of Economics; do orientador do doutorado Arnold Zingerman; influência de Georg Simmel e Max Weber em seu trabalho;a comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a cooperação entre os países da CPLP; os problemas do termo lusofonia; as reflexões sobre as Ciências Sociais hoje.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados