Heitor Frúgoli Junior

Heitor Frúgoli Junior

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 30/8/2016 a 12/1/2017
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Heitor Frúgoli Junior
Formação: Tem sua Graduação (1984) em Ciências Sociais, o Mestrado (1990) em Antropologia Social e Doutorado (1998) em Sociologia pela Universidade De São Paulo. Tem a formação com Doutorado “sanduiche” na Universidade da Califórnia em San Diego (1995-1996). E o Pós-Doutorado no Instituto Universitário de Lisboa (2011).
Atividade: Professor titular na Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden na Holanda (2010); “Diretor de Estudos” na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais na França (2013) ; Atualmente é Professor Associado do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade na mesma Universidade; Conselheiro do Condephaat na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo desde 2013; Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 2005. E Sócio-Efetivo da Associação Brasileira de Antropologia desde 1990.

Transcrição: Leticia Cristina Fonseca Destro;

Sociologia;
Universidade de São Paulo;

1ª Entrevista: 30/08/2016

Origens familiares e infância no interior de São Paulo; ingresso em Ciências Sociais na USP e retorno à capital; ¬¬¬¬¬¬interesse pela política e pela militância estudantil; organização do curso de Ciências Sociais na USP; interesse por estudos urbanos e pelo bairro da Mooca; trabalho na Prefeitura de São Paulo e pesquisas em favelas; ingresso no mestrado e interesse pela antropologia urbana; pesquisas sobre shopping centers; alterações na configuração dos shoppings centers a partir da pesquisa; término do mestrado e atuação na docência; doutorado em Sociologia e pesquisas sobre a Avenida Paulista; doutorado-sanduíche nos Estados Unidos; pesquisas sobre a Avenida Luís Carlos Berrini; docência na UNESP em Araraquara; ingresso na USP como docente; grupo de estudos de antropologia da cidade; pesquisas com Graça Índias Cordeiro e em Portugal; atuação no CONDEFAT; pesquisas no bairro da Luz; livro “Pluralidade urbana em São Paulo”; autonomização da Antropologia; obras marcantes à carreira.

2ª Entrevista: 12/01/2017

Experiência nos Estados Unidos durante os atentados de 11 de setembro de 2001; pesquisas sobre ativismo urbano e manifestações de 2013; críticas ao termo ativismo político e coletivos sociais; importância e dificuldades da antropologia urbana; tradição dos estudos da antropologia urbana no Brasil; experiências no CONDEFAT; obras literárias marcantes.