Ivan Wedekin

Entrevista

Ivan Wedekin

Entrevista realizada no contexto do projeto “Trajetória e pensamento das elites do agronegócio”, desenvolvido entre setembro de 2011 e dezembro de 2012, com financiamento da presidência da Fundação Getulio Vargas. O projeto tem como objetivos a constituição de um banco de depoimentos (registrados em áudio e vídeo), que deverá ser disponibilizado na internet e, eventualmente, servirá como fonte para a publicação de um livro. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Entrevistador(es):
Mário Grynszpan
Ana Carolina Bichoffe
Data: 7/8/2012
Local(ais):
São Paulo ; SP ; Brasil

Duração: 1h30min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Ivan Wedekin
Nascimento: 13/11/1953; Buritama; SP; Brasil;

Formação: Graduação em engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1974).
Atividade: Trabalhou no Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) (1975). Em julho de 1977 trabalhou no Grupo de Informação Agrícola (GIA). Em 1981 trabalhou na Sociedade Rural Brasileira. Em 1984 ingressa na Agroceres. Participou das discussões da Frente Ampla da Agricultura ocorridas durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Em 2002 participa da organização do Primeiro Congresso Brasileiro de Agribusiness (2002)como Presidente da Associação Brasileira de Agronegócio (Abag). Foi Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (2003-2006). Atualmente é diretor do Agronegócio e Energia da Bolsa de Mercadorias & Futuros e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Equipe


Transcrição: Leticia Cristina Fonseca Destro;

Conferência da transcrição: Ana Carolina Bichoffe;

Técnico Gravação: Eduardo Ferraz; Ítalo Rocha Viana;

Sumário: Ana Carolina Bichoffe;Fabrício Almeida;

Temas

Agricultura;
Agroindústria;
Agronomia;
Associações rurais;
Atividade profissional;
Comércio internacional;
Crédito agrícola;
Elites agrárias;
Empresas agrícolas;
Família;
Formação acadêmica;
Fundação Getulio Vargas;
Legislação;
Legislação agrária ;
Ministério da Agricultura;
Pesquisa científica e tecnológica;
Política econômica;
Produtor rural;
Sistema financeiro;

Sumário

Entrevista: 07/08/2012

Arquivo 1: Origens familiares; a formação escolar; o ingresso no curso de Agronomia na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq – USP); a trajetória durante a graduação; o trabalho no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre); o curso de pós-graduação no Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE); a mudança para São Paulo e a trajetória profissional no agronegócio; a inovação da FGV na análise econômica da agricultura; a ideia do livro Complexo agroindustrial: o agrobusiness brasileiro; a visão sistêmica da agroindústria na pesquisa do livro; a participação na Frente Ampla da Agricultura da Constituinte; a importância das articulações entre empresários e universidades no desenvolvimento de pesquisas do agronegócio.
Arquivo 2: A questão da financeirização no setor agrícola; reflexões sobre políticas voltadas ao pequeno e médio produtor rural; a criação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); o cargo no Ministério da Agricultura; as políticas empreendidas durante o período no Ministério; as aproximações do governo Lula com o continente africano; a participação do Brasil no mercado internacional; o trabalho na BM&F-Bovespa; a entrada do setor de serviços no negócio agrícola; a mudança na relação dos produtores com a terra; reflexões sobre os impactos da financeirização na agricultura; a entrada de novos grupos no setor produtivo rural; o futuro do agronegócio brasileiro; a vida pessoal do entrevistado.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados