Jane Araújo Russo

Jane Araújo Russo

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Arbel Griner
Data: 7/8/2017 a 25/8/2017
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Jane Araújo Russo
Formação: Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1977; mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1982; doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1991; pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales em 2000.
Atividade: Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ); vinculada ao Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (IMS-UERJ).

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

1ªEntrevista: 07 de agosto de 2017

Origens e relaçoes familiares; ingresso em Psicologia na PUC (Pontifícia Universidade Católica); interesse pelas Ciências Sociais; cenário da difusão da psicologia; mestrado em Psicologia Social na PUC; doutorado em Antropologia no Museu Nacional; período de Atuação no Ipub (Instituto de Psiquiatria da UFRJ); divisão entre psicologia e a antropologia; Ingresso no IMS (Instituto Moreira Salles); interlocução entre a psicologia e as ciências sociais; abordagens das disciplinas ofertadas no Ipub e no IMS; mudança na área de pesquisa – CLAM (Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos); criação do CLAM; relação da gravidez com a vida acadêmica e professional; pós-doutorado na França; contribuição das Ciências Sociais na área da saúde; relação psicologia e neuroquímica I; relação psicologia e neuroquímica II; situação da UERJ/IMS com a crise do Estado; cenário psicologia atual; estudo sobre sexualidade contemporâneo.

2ª entrevista: 25 de agosto de 2017

Transição nos temas de pesquisa e início dos estudos sobre sexualidade. Entrada no CLAN. Importância da formação de redes para consolidação na área. Trabalho no CLAN e colegas de trabalho. Pesquisa sobre sexualidade nas classificações psiquiátricas e sexologia. Normalização e medicalização das sexualidades “normais”. Formulação e delimitação do campo de estudos sobre a sexualidade. Iniciativas e injeção de recursos no tema. Pesquisas sobre hormônios. Interlocução com agências de pesquisa e fomento e dificuldades na avaliação. Posição marginal das Ciências Sociais nos estudos em saúde. Preparação para a cadeira de professora titular. Adaptação do CLAN às mudanças no financiamento.