Jane Araújo Russo

Entrevista

Jane Araújo Russo

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Entrevistador(es):
Celso Castro
Arbel Griner
Data: 7/8/2017 a 25/8/2017
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 2h34min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Jane Araújo Russo
Formação: Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1977; mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1982; doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1991; pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales em 2000.
Atividade: Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ); vinculada ao Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (IMS-UERJ).

Equipe


Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Bernardo de Paola Bortolotti Faria;

Sumário: Luisa Maria Silva de Santana ;

Temas

Antropologia;
Atividade acadêmica;
Atividade profissional;
Ciências Sociais;
Crises econômicas;
Ensino superior;
Família;
França;
Instituições científicas;
Instituto Moreira Salles;
Magistério;
Museu Nacional;
Pesquisa científica e tecnológica;
Pontifícia Universidade Católica;
Pós - graduação;
Psicologia;
Química;
Rio de Janeiro (estado);
Sexualidade;
Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Sumário

1ªEntrevista: 07 de agosto de 2017


Origens e relaçoes familiares; ingresso em Psicologia na PUC (Pontifícia Universidade Católica); interesse pelas Ciências Sociais; cenário da difusão da psicologia; mestrado em Psicologia Social na PUC; doutorado em Antropologia no Museu Nacional; período de Atuação no Ipub (Instituto de Psiquiatria da UFRJ); divisão entre psicologia e a antropologia; Ingresso no IMS (Instituto Moreira Salles); interlocução entre a psicologia e as ciências sociais; abordagens das disciplinas ofertadas no Ipub e no IMS; mudança na área de pesquisa – CLAM (Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos); criação do CLAM; relação da gravidez com a vida acadêmica e professional; pós-doutorado na França; contribuição das Ciências Sociais na área da saúde; relação psicologia e neuroquímica I; relação psicologia e neuroquímica II; situação da UERJ/IMS com a crise do Estado; cenário psicologia atual; estudo sobre sexualidade contemporâneo.

2ª entrevista: 25 de agosto de 2017

Transição nos temas de pesquisa e início dos estudos sobre sexualidade. Entrada no CLAN. Importância da formação de redes para consolidação na área. Trabalho no CLAN e colegas de trabalho. Pesquisa sobre sexualidade nas classificações psiquiátricas e sexologia. Normalização e medicalização das sexualidades “normais”. Formulação e delimitação do campo de estudos sobre a sexualidade. Iniciativas e injeção de recursos no tema. Pesquisas sobre hormônios. Interlocução com agências de pesquisa e fomento e dificuldades na avaliação. Posição marginal das Ciências Sociais nos estudos em saúde. Preparação para a cadeira de professora titular. Adaptação do CLAN às mudanças no financiamento.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados