Joanildo Albuquerque Burity

Joanildo Albuquerque Burity

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros. clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Dirceu Salviano Marques Marroquim
Data: 2/9/2014
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: Joanildo Albuquerque Burity
Formação: Graduado em Bacharel em História pela Universidade Federal da Paraíba (1982), concluiu seu mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Análises de Ideologias e Discursos pela University of Essex (1994). Seu pós-doutorado é concluído em 2003 pela University of Westminster.
Atividade: Foi pesquisador pela Université de Genève (1999-2005). Professor titular da Universidade Católica de Pernambuco (1989). Desde 1995 é professor da Universidade Federal de Pernambuco. Membro da Latin American Studies Association (2008-atual), da Associação de Pesquisa e Pós Graduação em Ciências Sociais (1990-atual) e da Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (1998-atual). Ministrou algumas disciplinas na Durham University (2009-2013). Desde 1988 é pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco.

Transcrição: Juliana Paula Lima de Mattos;

Universidade Federal de Pernambuco;
Viagens e visitas;

Entrevista: 2 de setembro de 2014

A origem paraibana; um dos primeiros a seguir uma carreira acadêmica dentro da família; a educação primária; a passagem por colégios católicos; a militância religiosa até o início da faculdade; a escolha pelo curso de graduação em História; a não autorização dos pais para cursar o curso de Teologia; a mudança de opinião quanto aos interesses em História; os conflitos na comunidade religiosa; a grande orientação marxista do corpo docente na UFPB – Campina Grande; o tema de monografia tangente à religiosidade; a orientação interdisciplinar com a Sociologia; a reprovação na seleção para o mestrado em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); a aprovação no mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); as discussões e a pesquisa sobre Religião e Política dentro da Ciência Política; a tendência a separar suas convicções religiosas e políticas do mundo acadêmico; a liberdade dada pelo orientador para a composição da dissertação; a intenção pela Análise de Discurso; o envolvimento com um projeto sobre protestantismo e movimentos populares; o projeto para doutorado; a volta ao Brasil após o doutorado na Universidade de Essex, Inglaterra; a publicação tardia da dissertação de mestrado; as aulas ministradas na pós-graduação da UFPE; a entrada na Fundação Joaquim Nabuco (FJN); os grupos da Ciência Política no Brasil; a ida para os Estados Unidos e o contato com livros sobre Análise de Discursos; a decisão por fazer o doutoramento em Essex; o período de 1991 a 1994 para o doutoramento em Ideologia e análise de Discurso; a dinâmica intelectual na Universidade de Essex; a grande importância de Ernesto Laclau na formação acadêmica; a positiva experiência em Essex; as contribuições da Universidade para o conhecimento e futuras pesquisas; as dificuldades financeiras durante o doutorado; o retorno ao Brasil; a direção do Departamento de Ciência Política da FJN; a colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Sociologia da UFPE; o distanciamento da Ciência Política por falta de demanda dos alunos; o contato com outras regiões além de Pernambuco; as divergências e encontros com outros intelectuais pelo Brasil; sua atuação religiosa; a ligação religiosa entre a vida pessoal e professional; sua posição no debate sobre a laicidade do Estado; a tentativa de negociação com organizações religiosas; a experiência profissional na Universidade de Durham com Religião e Globalização; a atuação profissional com outros profissionais no campo da Religião; a volta para o Brasil; os motivos pela não permanência na Universidade de Durham; as diferentes opções de trabalho na volta ao Brasil; a carreira atual a diferença entre a gestão acadêmica e a pesquisa; conclusão e agradecimentos.