José Gomes Talarico II

José Gomes Talarico II

Entrevista realizada pelo Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense, criado por convênio firmado entre a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o CPDOC-FGV, em maio de 1997. O Núcleo se constitui em um centro de produção intelectual e referência documental sobre a história política da cidade e do estado do Rio de Janeiro. Além de publicar as entrevistas editadas na coleção "Conversando sobre Política", o projeto resultou na publicação dos livros "VOZES da oposição: depoimentos de Lysaneas Maciel, Heloneida Studart, Modesto da Silveira, Iramaya de Queiroz Benjamin, Raymundo de Oliveira, Arlindenor Pedro de Souza, Francisco Amaral, Jó Rezende" / Organizadores Marieta de Moraes Ferreira, Dora Rocha e Américo Freire. Rio de Janeiro: Rafline Ed., 2001. e "CRÔNICA política do Rio de Janeiro" / Coordenadora Marieta de Moraes Ferreira. Entrevistadores: Marly Silva da Motta, Carlos Eduardo Sarmento e Américo Freire. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1998. Trechos da entrevista foram publicados no livro GETÚLIO: uma história oral. / Valentina da Rocha Lima (Coordenação) ; Dora Rocha...[et al]. Rio de Janeiro: Record, 1986. 321. il. Em no livro "José Talarico, depoimento ao CPDOC" Américo Freire (Coordenador). Rio de Janeiro, Editora FGV, 1998. Sobre a entrevista, ver: Marly Motta. "Saudades da Guanabara" (Rio de Janeiro, Editora FGV, 2000); Idem. "Frente e verso da política carioca: o lacerdismo e o chaguismo" in: "Estudos Históricos" Rio de Janeiro, (13)24. 1999. A entrevista também foi utilizada no livro Jango: as múltiplas faces/ Angela de Castro Gomes, Jorge Ferreira. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. 272p.:il. A escolha do entrevistado se justificou por sua trajetória política.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: José Talarico/ Coordenador: Américo Freire - Rio de Janeiro:Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

Tipo de entrevista: História de vida
Américo Oscar Freire
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Marly Silva da Motta
Data: 6/6/1997 a 18/7/1997
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: José Gomes Talarico
Nascimento: 11/11/1915; São Paulo; SP; Brasil;

Falecimento: 6/12/2010; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Crimonologia na Escola de Polícia do Instituto Paulistano.
Atividade: Deputado federal DF (1956-1957); deputado federal GB (1960 e 1961-1962); deputado estadual GB (1963-1964); deputado estadual RJ (1983-1985).

Levantamento de dados: Reinaldo Roels Júnior;Maria Cristina Guido;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Reinaldo Roels Júnior;Maria Cristina Guido;