Maria Stela Grossi Porto

Maria Stela Grossi Porto

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 30/1/2018
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Maria Stela Grossi Porto
Formação: Graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976); mestrado em Sociologia pela Université de Montréal (1979); doutorado em Sociologia pela Université de Montréal (1987); pós-doutorado pelo Centre d'Études de la Vie Politique Française- CEVIPOF, Paris-França.
Atividade: Professora Titular da Universidade de Brasília; presidente do 18º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS; coordenadora e membro do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança – NEVIS da Universidade de Brasília; membro do Comitê Assessora do CNPq – CA para as áreas de Sociologia, Antropologia (2013-2016); membro do Comitê Institucional de Avaliação da CAPES para a área de Sociologia (2004-2006, 2007-2009); membro da Diretoria da ANPOCS; vice-presidente do RC 29 -Research Committee on Deviance and Social Control, da International Sociological Association (2006-2010); presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS (2003-2005); membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2003-2007); vice-diretora do Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social- Serge Moscovici.

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Universidade Federal de Minas Gerais;
Violência;

Entrevista: 30 de janeiro de 2018

Origens familiares e infância; escolha pela universidade e conflitos familiares; educação primária; vestibular para a UFMG; maternidade e carreira acadêmica; retorno à graduação; período no Canadá; mestrado e doutorado no Canadá; retorno ao Brasil e incursão no mercado de trabalho; trabalho no MEC; retorno à UNB; relações familiares; temas de pesquisa mestrado e doutorado; influência e relações com a Prof. Dra. Vilma Figueiredo; SBS – Análise sobre a instituição e período na direção; participação nas agências de fomento e mandato no CNPq; percepções sobre a pluralidade da sociologia; questões de ensino em sociologia; estudos sobre violência e Pós-Doutorado na França; demanda de pesquisa na área de Segurança Pública; diferenças geracionais; cenário do campo de estudos sobre violência; título de professora emérita e aposentadoria; leituras marcantes para a trajetória; maternidade e criação dos filhos.