Michel Zaidan Filho

Michel Zaidan Filho

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros. clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Dirceu Salviano Marques Marroquim
Data: 1/9/2014
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: Michel Zaidan Filho
Formação: Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), terminou seu mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e seu doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986).
Atividade: Ministrou disciplinas no departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (1980-1986). Foi professor visitante no departamento de História na Universidade de Brasília (1988). Desde 1986, ministra disciplinas, participa de projetos de pesquisa e extensão na Universidade Federal de Pernambuco.

Transcrição: Carolina Gonçalves Alves;

Universidade Federal da Paraíba;
Universidade Federal de Pernambuco;

Entrevista: 1º de setembro de 2014

A origem familiar; a vida escolar; livros da adolescência; a participação e importância do grêmio escolar; a opção por fazer graduação de Filosofia; a repressão e a disputa ideológica interna na universidade; a relação com a família; as aulas nos colégios particulares e a importância das leituras nas bibliotecas; o contexto político na universidade católica; o contexto político na UnB e a passagem pela prisão; a pós-graduação na UnB; o auxílio da PUC-PE para a sua pós- graduação e a sua expulsão das universidades; a pós-graduação na Unicamp; os estudos sobre o sindicalismo; a relação com o Rio de Janeiro; a atuação político-partidária e sindicalista na Universidade da Paraíba; as aulas no curso de História; a cisão no Partido Comunista e a rivalidade política com as demais frentes de esquerda; os contratempos com o seu orientador de mestrado; sua aproximação com Leôncio Martins Rodrigues e o desencontro com Michael Hall; o doutorado na USP e os conflitos na Unicamp; a orientação de Edgard Carone; as atividades culturais e políticas de São Paulo; o impacto da Filosofia na sua formação acadêmica e intelectual; a transferência para a UFPE; as oligarquias e o clientelismo no departamento de História da UFPE; a reestruturação do curso de pós-graduação em Ciência Política; a vida pública e as contribuições de análise política fora da universidade; sua bagagem da Teoria da História como influência das análises dos contextos políticos; a importância da política e o ativismo intelectual; as suas atividades junto ao sindicato; os desentendimentos dentro do Núcleo de Estudos Eleitorais Partidários e da Democracia; o cansaço das barreiras burocráticas; as armadilhas do poder; a apreciação do reconhecimento intelectual no lugar de conquistas materiais.