Paulo de Araújo Rodrigues

Paulo de Araújo Rodrigues

Entrevista realizada no contexto do projeto “Trajetória e pensamento das elites do agronegócio”, desenvolvido entre setembro de 2011 e dezembro de 2012, com financiamento da presidência da Fundação Getulio Vargas. O projeto tem como objetivos a constituição de um banco de depoimentos (registrados em áudio e vídeo), que deverá ser disponibilizado na internet e, eventualmente, servirá como fonte para a publicação de um livro. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Mário Grynszpan
Data: 23/7/2012
Jaboticabal ; SP ; Brasil

Nome completo: Paulo de Araújo Rodrigues
Nascimento: 30/9/1967; Ribeirão Preto ; SP; Brasil;

Formação: Graduação em engenharia agronômica pela USP (1989).Ao longo da carreira realizou cursos de especialização e aprimoramento em técnicas de gestão como o de Especialização em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Também fez cursos do Programa de Educação Continuada (PEC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Centro de Conhecimento em Agronegócios (Pensa) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)
Atividade: Foi vice-Presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba (COPLANA). Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto(ABAG/RP) (2012- ).

Transcrição: Carolina Gonçalves Alves;

Sindicatos de trabalhadores;
Universidade de São Paulo;

Entrevista: 23/07/2012

Origens familiares; influências familiares com a agricultura; a história familiar; a infância na zona rural; trajetória escolar; a escolha por Agronomia; a formação pela Escola Superior de Agricultura (Esalq); a experiência na Universidade de São Paulo (USP); as diferenças áreas de atuação da Agronomia; a atuação como aprendiz de mecânico na Usina Santa Rita; a gerência de produção agrícola; as atividades realizadas na produção agrícola; os anos de 1980 e a agricultura; a questão da internacionalização da economia brasileira; a extinção do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA); a relação da agricultura com a tecnologia; as relações com os centros de pesquisa; o investimento à mecanização; a especialização em Administração pela USP; a mudança na gestão; a criação do Conselho de Administração; a relação com as usinas; a importância da produção de cana de açúcar; as razões pela escolha da cana de açúcar e da soja; os arrendamentos de terra; a relação do produtor com a terra; a relação familiar com a agronomia; a atuação de seu pai no Ministério da Agricultura; a atuação política; os de três pilares para a gestão com sustentabilidade; a valorização do trabalhador; a relação com a legislação trabalhista brasileira; a relação com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; a preocupação da imagem do produtor rural; a questão ambiental; a utilização de transgênicos; a relação com a África; a atuação dos estrangeiros nas terras brasileiras; a dependência do agronegócio para a economia brasileira; conclusões e agradecimentos.