Russell Parry Scott

Russell Parry Scott

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Dirceu Salviano Marques Marroquim
Data: 1/9/2014
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: Russell Parry Scott
Formação: Conclui sua graduação em Letras/Espanhol pela Hamilton College (1971). Faz mestrado em Institute of Latin American Studies Ilas Estados U pela University of Texas System (1973) e doutorado em Antropologia pela University of Texas System (1981). Seus Pós-doutorados são pela Georgetown University (1985), Universidade de Harvard (1993) e Universidad de Salamanca (2007).
Atividade: Foi pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (1987-1989) e estagiário na Companhia Hidro Elétrica de São Francisco (1986-1987). Foi pesquisador do Instituto de Ecologia Humana (2008-2009). Desde 2010, é professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Transcrição: Carolina Gonçalves Alves;

Regime militar;
Repressão política;

Entrevista: 1 de setembro de 2014

Origem; família; formação antes da universidade; descoberta dos interesses pela língua espanhola; ida para a escola de línguas no México e grande impacto que esta experiência lhe causou; influência da literatura latino-americana; mestrado na University of Texas em estudos latino-americanos; primeiros contatos com o Brasil; interesse de pesquisa sobre plantations; ida para o Recife, onde ingressou no Instituto Joaquim Nabuco; a vida em Pernambuco; introdução em pesquisa de campo; repressão aos cientistas sociais durante o período de regime militar; pesquisa no engenho usineiro; influência de David Maybury-Lewis; contato com o Museu Nacional; contato com a literatura e academia brasileira; utilização de métodos de pesquisa comparativa sobre os trabalhadores do engenho; diálogos com outros pesquisadores; realização da pesquisa de campo no estado da Paraíba;
viagens pelo Brasil; dificuldades da pesquisa com o senhor de engenho usineiro; aprofundamento e desenvolvimento da pesquisa; aproximação com o Museu Nacional; atuação como professor de técnicas e metodologia de pesquisa; maior afinidade, hoje, com o Brasil que com os Estados Unidos; casamento e família; nova pesquisa relacionada às migrações intraregionais e estratégia doméstica; aprofundamento nos estudos de gênero e questões feministas; pesquisa sobre a qualidade de vida dos trabalhadores nos engenhos; atuação como professor de metodologia qualitativa de pesquisa no PSF (Programa de Saúde e Família); financiamento de pesquisas; relação entre pesquisas, Antropologia aplicada e políticas públicas; pesquisa de remoção de trabalhadores para construção de barragens em Itaparica; estudo sobre relações de poder; isolamento e influências da Antropologia Pernambucana e relação com outros estados; reunião da ABA (Associação Brasileira de Antropologia) em Recife e Olinda; o campo disciplinar e o discurso de pluralidade; trabalho “Famílias Brasileiras”; programas de intercambio; visitas ao Estados Unidos; pós doutorado em Salamanca.